• 28/02/2019
Saneamento rural é discutido em reunião do Consab

A primeira reunião do ano de 2019 do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (CONSAB) foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Fecomércio-DF. Essa foi a sexta reunião ordinária do Conselho e tratou do saneamento rural. O assessor parlamentar da Fecomércio-DF, Athayde Passos da Hora, é o membro titular representante da Federação no conselho. O primeiro suplente é o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Distrito Federal (Sindilab-DF), Alexandre Augusto Bitencourt, e o segundo suplente é o presidente do Sindicato dos Salões de Beleza (Sincaab-DF), Célio Ferreira de Paiva.

O presidente do CONSAB -DF, Izidio Santos Júnior, apontou que há alguns desafios a serem realizados na área rural do DF, entre eles melhorar o atendimento aos clientes através da central; melhorar a integração das comunidades rurais com a Caesb; universalizar o saneamento básico rural; concluir obras de perfuração de seis poços iniciadas em 2018; melhorias no sistema de coletas de amostras de água na área rural. O subsecretário de acompanhamento ambiental da Secretaria de Obras, Diego Bergamaschi, também participou do encontro.

O Consab, de caráter consultivo e articulador, estabelece formalmente o instrumento de controle social focado nos serviços de saneamento básico, permitindo a participação da sociedade organizada na viabilização dos princípios fundamentais previstos na Política Nacional de Saneamento Básico.