• Isadora
  • 17/04/2024
Sistema Fecomércio-DF participa da 1ª Semana da Mulher na Câmara Legislativa do DF

A 1ª Semana da Mulher: Fortalecendo Laços, Construindo Futuro teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (18), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Sesc-DF e o Senac-DF participam do evento, com oferta de consultas e exames médicos, além da carreta da beleza, que conta com apoio de alunos dos cursos de maquiagem e cabeleireiro.

Aproveitando o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a iniciativa, que segue até 20 de março, busca promover ações para toda a sociedade em defesa dos direitos da mulher, além de debater pautas necessárias e urgentes para a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

No espaço Mulher Empreendedora e Mulher Cidadã aconteceram oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, oficinas de beleza, acolhimento e orientações a vítimas de violência, além de orientações jurídicas para a defesa e integridade da mulher e atendimento psicossocial.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembrou que, das 220 mil empresas do setor de comércio, serviços e turismo do DF, cerca de 83,4 mil (37,96%) pertencem a mulheres, de acordo com dados da Receita Federal em janeiro deste ano. Os números crescentes revelam o potencial feminino no mercado de trabalho.

“A Fecomércio-DF foi a primeira Federação do Comércio do Brasil a instalar uma câmara setorial para tratar de empreendedorismo feminino. A nossa câmara trabalha para expandir a presença feminina nos postos de liderança e nos diferentes segmentos que movimenta a economia da capital, não somente nas áreas em que se concentram atualmente, como beleza, estética e vestuário”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

“Nós, na Câmara Legislativa, estamos trabalhando no papel de implementar e fiscalizar leis que fazem a diferença nessa triste realidade que ainda vivem muitas mulheres. A harmonia entre os três Poderes da União é fundamental para ampliar os acessos e as garantias das mulheres”, enfatizou Dayse Amarilio, procuradora Especial da Mulher na CLDF e idealizadora desta primeira edição.

O evento, aberto ao público, também contou com o apoio e a presença de representantes de diversas secretarias do Executivo, como a de Saúde, da Mulher e da Educação, além da Defensoria Pública do Distrito Federal, Polícia Civil (PCDF) e Defensoria Pública da União. O Sesc e o Senac, em conjunto com a Fecomércio-DF, contribuíram essencialmente com consultas e exames médicos, assim como orientações sobre saúde.

Durante os primeiros 15 dias do mês de março este mês, a Fecomércio-DF disponibilizou carretas itinerantes de saúde em locais de grande circulação do DF para atender especialmente mulheres com todos os serviços oferecidos pelo Senac e Sesc, como mamografia, exames de prevenção e outros. Como resultado, mais de 3 mil mulheres foram atendidas.