• Isadora
  • 17/04/2024
Conferência Distrital de Ciência, Tecnologia e Inovação discute estratégias de desenvolvimento do setor

A Fecomércio-DF participou, na manhã desta segunda-feira (15), da etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF. O evento busca propor estratégias de desenvolvimento para o setor e apresentá-las ao Ministério da Ciência e Tecnologia a fim de compor as diretrizes nacionais.

Participaram do encontro o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o presidente da Fibra-DF, Jamal Jorge Bittar, a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, e outras autoridades e representantes das entidades parceiras, além de empresários, acadêmicos, pesquisadores e estudantes.

Os debates seguiram quatro eixos temáticos: Pesquisa e desenvolvimento; Empreendedorismo e Inovação; Impacto Social; e Estratégias e ações governamentais para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

Em sua fala de abertura, Aparecido ressaltou a importância da cooperação entre as entidades para garantir o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação, uma vez que as deliberações pautadas no encontro serão fundamentais para as diretrizes nacionais apresentadas ao Governo Federal. Ele elogiou ainda a atuação do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (Sindesei-DF), ligado à Fecomércio-DF, na condução dos trabalhos no âmbito do DF.

“Segundo o Sindesei-DF, hoje contamos com aproximadamente 14 mil empresas de TI no Distrito Federal, que geram cerca de 39 mil empregos CLT diretos e 130 mil indiretos, em diversas áreas, desde manutenção e reparos de PCs até desenvolvimento e licenciamento de programas. Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais esse ecossistema empreendedor e inovador”, concluiu Aparecido.

Considerando o ritmo avançado no cenário de debates e ideias, Jamal Bittar apontou dois tópicos fundamentais para serem desenvolvidos: aumento da mão de obra qualificada e pulverização da tecnologia e inovação. Bittar defende que o Distrito Federal pode se tornar referência nacional em criação a partir do maior investimento na capacitação do profissional.

“Um levantamento feito pela CNI projeta que, até o ano que vem, haverá uma demanda na área de formação profissional de 100 mil pessoas. Isso mostra o quanto a cidade necessita de trabalhadores qualificados. Começar pela base é a melhor maneira de resolver essa questão”, afirmou Bittar.

Leonardo Reisman deu enfoque ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o grande veículo financeiro que permite a construção das estratégias no ramo. “Ano passado foram executados R$10 bilhões no Brasil em projetos da categoria, mas muito pouco foi executado no DF, o que é um desafio. A estratégia vai apontar os caminhos, os veículos e as áreas prioritárias para a aplicação desse recurso”, evidenciou.

Rose Rainha enfatizou a capacidade do DF em se tornar mais competitivo no setor. “A gente tem a responsabilidade de fazer o retrato do Distrito Federal se tornar uma pauta nacional. Hoje, nós do Sebrae temos programas específicos que acompanham as empresas, sua melhoria e seu desenvolvimento. Isso faz a diferença. Ano passado, com o programa de agente local de inovação, nossas empresas aumentaram a produtividade em 25%”, afirmou Rainha.

A Conferência Distrital marcou o segundo evento realizado dentro do âmbito do acordo de cooperação realizado entre Fecomércio e a Secti-DF, em 2023, com o objetivo principal de fortalecer e impulsionar o setor de ciência, tecnologia e inovação no DF. O primeiro evento foi o Exporta Games, que aconteceu em março, no Planetário de Brasília, reunindo estudantes, empresários, jovens empreendedores e representantes diplomáticos.

A etapa final da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília, analisará os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016–2023, e irá propor recomendações para a elaboração da Estratégia 2024–2030.