• Isadora
  • 17/04/2024
Setor produtivo e GDF convidam embaixadas para participarem da maior feira de turismo da América Latina

Em setembro, Brasília vai sediar a maior feira de turismo da América Latina, a 51ª Abav Expo, que acontecerá na Arena BRB Mané Garrincha, entre os dias 25 e 27 de setembro. Está prevista a participação de 30 mil pessoas, reunindo os principais players do setor para promover a conexão com os agentes de viagens. Esta edição contará com um espaço diferenciado, exclusivo de Brasília, uma área reservada para as embaixadas.

Na manhã desta quinta-feira (4), a Fecomércio-DF, a Secretaria de Turismo e Secretaria de Relações Internacionais, receberam, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, embaixadores e representantes para uma apresentação elaborada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV nacional). O objetivo é incentivar a participação dos países, possibilitando uma ampla divulgação dos destinos nacionais.

Todos os estados brasileiros estarão presentes na feira, demonstrando suas culturas, tradições e atrativos. Para a diretora executiva da Abav Nacional, Jerusa Hara, essa será uma excelente oportunidade para internacionalizar o evento e criar novas conexões para os destinos nacionais. “Nunca fizemos antes uma área de embaixadas e aqui, em Brasília, conseguimos realizar isso. É muito importante para a internacionalização da feira. Queremos promover o Brasil como destino receptivo, assim como incentivar os brasileiros a viajar para o exterior, pois isso gera uma via de mão dupla, permitindo ampliar voos e ter mais opções.”

A presidente do Conselho de Administração da ABAV, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância da promoção de negócios. “É crucial porque a Abav facilita essa troca de experiências e essas negociações entre fornecedores e compradores. Nesse encontro específico, podemos mostrar o que o país tem de cultura, gastronomia, belezas naturais ou até as construídas, então é muito importante esse evento. Estou extremamente feliz com a repercussão e espero ter destacado a importância disso para todos os embaixadores aqui presentes.”

Brasília, com cerca de 130 embaixadas, facilita o contato mais próximo com embaixadores e representantes dos países. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, afirma que a realização da Abav na capital do país abrirá portas para novas parcerias e projetos. “Costumo dizer que a Abav Expo é a Copa do Mundo do Turismo. Por isso, precisamos incluir as embaixadas. A feira é uma grande vitrine de destinos, repleta de possibilidades. Tenho certeza de que faremos um grande evento e que Brasília será o grande destaque. Temos muito a oferecer em termos de destinos e atrativos,” reforça o secretário.

A feira não acontece em Brasília há mais de 20 anos. Para o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, a ABAV escolheu o lugar certo para a realização da 51ª edição. “O Distrito Federal, com a Fecomércio, fará a recepção necessária para realizar um dos melhores encontros de turismo do país. A ABAV escolheu o local certo, com a estrutura e com o apoio de todos nós. Essa é uma oportunidade única para as embaixadas mostrarem a cultura e o turismo de seus países,” destacou.

Para a realização da feira, o Governo do Distrito Federal contará com a atuação de diversos órgãos, e a Fecomércio-DF estará presente. O presidente, José Aparecido Freire, esteve na apresentação e comentou sobre a força dessa união para um resultado positivo da feira. “Entendemos que é muito importante essa união entre o setor produtivo, o GDF e as embaixadas na promoção e divulgação de Brasília para o mundo. Gosto de ressaltar que nossa cidade não é apenas a capital de todos os brasileiros, mas também um patrimônio mundial. Por isso, precisa ser bem cuidada e preparada para acolher cidadãos de todas as nacionalidades. Com a realização da ABAV Expo, acredito que estaremos dando mais um passo no processo de fortalecimento do turismo na nossa região,” avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF.

Sobre a ABAV Expo
A ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens.

A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas participem da 51ª edição, possibilitando muitas negociações, fortalecimento de marca e destino e capacitações. A feira e a vitrine para lançamentos e novidades.
A Abav Expo 2024 está marcada para ocorrer em Brasília, entre os dias 25 a 27 de setembro, e será realizada no Estádio Mané Garrincha.