• Isadora
  • 17/04/2024
Presidente Aparecido e deputados distritais discutem PPCUB e temas de interesse do DF

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, reuniu-se com os deputados distritais Max Maciel (PSOL) e Dayse Amarilio (PSB) nesta quinta-feira (11). Além de temas de interesse do setor produtivo, eles trataram de assuntos ligados a políticas de desenvolvimento econômico e social, economia criativa e redução de desigualdade, pautas ligadas à Federação, Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio-DF. Participaram do encontro o vice-presidente da Fecomércio-DF, Ovídio Maia, e o chefe de gabinete do deputado distrital Fábio Félix (PSOL), Thiago Carvalho.

Um dos pontos abordados foi o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que está em análise na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo Aparecido, apesar de não haver consenso, a proposta enviada pelo Executivo está pronta para ser votada.

“Seria ideal que fosse votado até o dia 25 de junho, na última sessão antes do recesso. Precisamos destravar logo essa questão do PPCUB e avançar, por exemplo, na ampliação de atividades permitidas na W3 Sul, a exemplo do que foi feito no Setor Comercial Sul, para que possamos garantir que o processo de revitalização da região se concretize de fato”, explicou.

A deputada Dayse ressaltou a importância do encontro para compreender melhor o anseio dos empresários sobre o PPCUB. “Essa aproximação é importante porque mostra que a gente vai conseguir trazer mais fomento e mais emprego, que é o que a gente precisa fazer. Então eu acho que foi muito legal esse encontro de hoje”, afirmou.

Amarilio defende a necessidade de se avançar na pauta e votar a matéria, mesmo considerando a improvável unanimidade entre alguns setores sobre o PPCUB. Para ela, o processo de aprovação não pode ser interrompido por conta das divergências ainda vigentes, uma vez que a discussão influencia na geração de empregos e o próprio processo legislativo do PPCUB abre espaço para diálogos posteriores.

Elogio ao Sesc-DF
O deputado Max Maciel, que disse ser usuário dos serviços do Sesc-DF, como odontologia, turismo e lazer, classificou como positivo o encontro com Aparecido. Ele sugeriu a criação de mais espaços voltados para economia criativa no DF e também elogiou a atuação do Serviço Social do Comércio, sobretudo nas comunidades mais afastadas do Plano Piloto.

“O Sesc-DF tem desenvolvido muito bem seu programa de saúde, de educação e de acesso a vários serviços. E o nosso papel é discutir uma política do DF com a mesma visão do Sesc-DF: mais igualitária e para todo o mundo”, disse Maciel.