• 28/02/2019
Fecomércio e Secretaria de Turismo firmam termo de cooperação

Com o objetivo de fortalecer a representatividade turística de Brasília, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), assinaram nesta quinta-feira (28), durante a 63º Reunião do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur), um acordo de cooperação técnica. Sem custos paras as duas instituições, o acordo irá nortear as ações promocionais e estruturantes do Distrito Federal no setor de forma conjunta entre governo e empresariado.

“A Fecomércio tem todo o interesse e satisfação de continuar com essa parceria que já tem quase quatro anos com a Secretaria de Turismo, por isso convidei a secretária para assinar o termo e darmos continuidade a esse trabalho por um longo período”, disse o presidente da Fecomércio, Francisco Maia. “Na noite de quinta-feira tivemos a honra de receber o governador Ibaneis Rocha, que também assinou um termo de cooperação do governo com o Sesc e Senac. Desde que assumi a presidência da Fecomércio vi que era importante essa aproximação da Federação com o governo, que estava distanciado. Então assumimos essa parceria, através da CNC, para contribuir com o governo de forma mais ativa e estou muito feliz de receber a secretária e todo trade do turismo na Federação hoje”, completou.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, afirmou que a secretaria deve estar ao lado da inciativa privada e que existem muitas mudanças no horizonte. “Nós temos um desafio de atuar pelo turismo em diversas frentes. Temos uma cidade com um potencial muito grande, com um universo de 52 atividades que compõem o nosso turismo. Temos votações muito importantes para o setor no Congresso, temos a votação do projeto de lei que cria os distritos turísticos, que são as áreas de desenvolvimento e essas áreas proporcionarão a cada um dos municípios e a nossa capital um desenvolvimento muito grande e uma atração de investimento de todos os setores, também tem a votação do capital estrangeiro para empresas áreas que é uma mudança de patamar na nossa economia, então são muitos os desafios para o setor”, ressaltou a secretária.

O termo de cooperação irá nortear as ações promocionais e estruturantes do Distrito Federal no setor turístico. “O Turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Para cada cinco empregos, um é gerado nesse segmento. De posse de um Plano Diretor poderemos realizar ações mais assertivas e impulsionar a economia da cidade por meio desse setor que está entre as tendências globais de consumo em 2019”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. O acordo balizará o planejamento, a gestão e a promoção das atividades turísticas na Capital Federal pela Setur e terá sua primeira versão finalizada até agosto deste ano. Após a conclusão do plano, ele passará por atualização anual.