• 01/10/2012
Fecomércio agora é autoridade de registro digital

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Distrito Federal atua desde o início de setembro como autoridade de registro digital. Isso significa que agora, além de emitir certificados digitais, a instituição também tem competência para validar ou fazer a identificação presencial.

“Nossa intenção é facilitar a vida das pessoas, criando uma certificação segura e eficaz. O serviço também permite a redução de custo com impressão, armazenamento e aquisição de papéis”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. O certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, pessoa física ou jurídica. Ou seja, funciona como um documento eletrônico de identidade. Atualmente, os computadores e a internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações. A certificação digital provê estes mecanismos. Entre os serviços oferecidos, existe a nota fiscal eletrônica com validade jurídica; a virtualização do CPF, para a comunicação com a Receita Federal e o CNPJ na versão eletrônica. Informações: 3038-7524.