• 26/04/2022
Unidade do Senac da 903 Sul recebe o nome do empresário pioneiro Antônio Matias

A unidade do Senac-DF na 903 Sul agora se chama Centro de Educação Profissional Antônio Matias, em homenagem ao empresário que é um dos proprietários da rede de postos de combustíveis Cascol. A cerimônia de nomeação aconteceu nesta terça-feira (26), às 16h. Na solenidade, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou da importância de homenagear lideranças empresariais que colaboram com o desenvolvimento do comércio e com a consolidação do DF. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, também esteve presente e enalteceu o espirito empreendedor de Matias. O diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva destacou a perseverança do pioneiro, que chegou na capital ainda antes da inauguração da cidade, em 1959.

Nascido em Coremas, município da Paraíba (PB), Antônio Matias teve uma infância humilde. Decidido a melhorar de vida, comprou uma passagem para Brasília ainda antes da inauguração da nova capital federal. Seu primeiro emprego foi no Auto Posto Cascão, localizado no Núcleo Bandeirante. “Em meus primeiros meses de trabalho, dormia em uma caixa d’água vazia, que ficava no empreendimento. Sem medo de trabalhar, fui subindo de cargos, até virar sócio da rede de postos”, contou Matias. Ele também agradeceu ao presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido, e a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, pela homenagem. “Já fui vice-presidente da Fecomércio e por 8 anos participei dos conselhos do Sesc e do Senac. Hoje, fico muito emocionado em ser lembrado”, concluiu Matias.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou a importância de Antônio Matias no cenário empresarial. “É um dos maiores empresários de Brasília e de todo o Brasil: um empreendedor nato, sempre solidário e de muito sucesso”, disse. “Chegou em Brasília para fazer história. Antônio Matias não deixou sua marca apenas como empresário. Ele também é um dos pioneiros no mundo sindical: integrou o grupo de fundadores do Sindicombustíveis, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. Compõe também o Sindivarejista, a Associação Comercial do DF e o Sindicato da Indústria da Construção Civil”, ressaltou. “É com muito orgulho e felicidade que hoje, o nome Antônio Matias ficará marcado para a eternidade na unidade mais antiga do Senac do Distrito Federal”, concluiu.

Já a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, disse que Matias é um grande exemplo para todos. “Um dos maiores pioneiros da nossa capital. Chegou jovem e com muita perseverança. Iniciou o seu legado degrau por degrau, acreditando sempre em seu sonho. Hoje, ele tem mais de 2 mil funcionários, sendo um grande exemplo de batalha e de coragem. Um orgulho para todos que convivem com ele”, explicou Karine. Ela também disse aos presentes que o Senac está passando por um processo de revitalização, para trazer, cada vez mais, inovação para dentro da instituição. “A administração do presidente José Aparecido, um homem jovem e empreendedor, tem feito a diferença em todo o sistema”, disse.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, falou que a história de Matias se parece com a de todos os grandes empresários do sistema: que batalharam para chegar aonde estão. “Na minha visão, a história de vida de Antônio Matias é um exemplo para os jovens. Chegou aqui em 1959, um pioneiro. Chegou na capital nesses veículos que chamam de pau de arara, muitos vieram para cá nesse meio de transporte, mas o sonho de vencer sempre foi maior”, salientou Valcides.

Amigos, familiares, presidentes de sindicatos, empresários e representantes de entidades de classe também estiveram presentes na homenagem.

Assessoria de Comunicação do Senac
Daniel Alcântara