• 02/06/2023
Senac-DF e Sepebc-DF realizam o 5º Workshop Cultura Prevencionista no Brasil – Bombeiro Civil Líder

Na noite de quinta-feira (1º), o Senac-DF e o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviço e Especializadas em Bombeiro Civil do DF (Sepebc-DF) realizaram o 5º Workshop Cultura Prevencionista no Brasil – Bombeiro Civil Líder, no Centro de Educação Profissional Antônio Matias, na 903 Sul. O destaque do evento foi o lançamento do curso Técnico em Prevenção e Combate a Incêndio, que será oferecido pelo Senac-DF a partir de outubro.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, enalteceu o evento e a importância do trabalho realizado em parceria com o Sepebc-DF. “Conheço o presidente Ceciliano há muitos anos e sei que a reivindicação pelo curso é antiga. Na nossa gestão fizemos questão de tratar isso como prioridade e hoje estamos lançando”, disse.

A diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Carla Jardim, também esteve presente ao evento e ressaltou a importância do ensino profissionalizante para o País. “É uma poderosa arma contra o desemprego, um fomento para o desenvolvimento econômico e social, de suma importância para todos os brasileiros”, disse.

O diretor administrativo do Sepebc-DF, Augusto Oliveira, ressaltou a relevância do trabalho realizado pelo bombeiro civil, que é quase sempre quem tem o primeiro contato com a vítima e quem pode apaziguar o fogo até a chegada da brigada militar. ” A cultura prevencionista é fundamental. E caso ocorra o incidente, é o bombeiro civil que combate até a chegada do Corpo de Bombeiros. É de extrema importância que a classe seja muito preparada. A formação que será oferecida pelo Senac será de muita valia para nós”.

A supervisora do segmento Saúde e Segurança do Senac-DF, Amanda Miranda, e o instrutor de Saúde e Segurança José Flávio apresentaram a grade curricular do novo curso. A programação contou ainda com palestras sobre Normas Brasileiras da ABNT para os profissionais de prevenção e combate a incêndios; o impacto do Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio no mercado de trabalho; a profissão de Bombeiro Civil Líder conforme Lei Federal 11.901/2009; os cursos do Eixo de Segurança – Catálogo Nacional de Cursos Técnicos; os postos de trabalho dos futuros bombeiros líderes; e a segurança contra incêndio no panorama brasileiro.

Encontro com representantes do segmento de todo País

Representantes do ramo de segurança, defesa civil e combate a incêndio de diversas regiões do Brasil reuniram-se, na manhã de quinta-feira (1º), na Sede do Senac-DF, para a revisão geral do plano do novo curso de técnico em Prevenção e Combate a Incêndio. Participaram o conselheiro do Senac-DF e presidente do Sepebc-df, Ceciliano Junior; o Coordenador Nacional do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Prevencionista, Wesley Batista; o CEO da Universidade Segurança Contra Incêndio, Fabrício Nogueira; o Coordenador Defesa Civil – Várzea Paulista SP, Cristiano Vargas; o coordenador da Comissão de Estudos de Planos e Equipes de Emergências contra incêndio do CB-024 – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndios da ABNT, Jorge Alexandre Alves; a supervisora do segmento Saúde e Segurança do Senac-DF, Amanda Miranda; e o instrutor de saúde e segurança José Flávio.

Da Assessoria de Comunicação do Senac-DF