• 08/07/2019
Segundo Encontro Sindical Fecomércio-DF e CNC tem início com foco em treinamento prático

A Fecomércio-DF, com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizou nesta segunda-feira (8), na Faculdade Senac (903 Sul), a primeira parte do 2º Encontro Sindical. A segunda parte será nesta terça-feira (9), a partir das 9h, na sede da Fecomércio – 7° andar. O diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, recepcionou os mais de 30 participantes de entidade sindicais e ressaltou que essa é uma oportunidade para os sindicatos se atualizarem. “O objetivo é trazer modernidade na gestão das entidades sindicais”, apontou Peron.

Os assessores técnicos da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Marcelo Santos e João Braga, foram os responsáveis por explicarem o funcionamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). Segundo Alexandre Marcelo, depois da Reforma Trabalhista o SEGS adotou uma metodologia mais integrada e passou a se basear nos seguintes seis eixos: Relações Sindicais, Atuação Legislativa, Atuação Gerencial, Produtos e Serviços, Comunicação Institucional e Representações. “Percebemos que precisávamos alterar algumas questões para um olhar mais finalístico”, explicou o assessor.

O objetivo é que os sindicatos consigam responder a avaliação do SEGS para poderem aplicar os seis eixos do programa. O representante do Sindicato das Empresas de Representações, dos Agentes Comerciais Distribuidores, Representantes e Agentes Comerciais Autônomos do DF (Sindercom), Leonardo Guilhem, afirmou que essa inciativa é de fundamental importância para o sindicato, pois segundo ele, a entidade precisava de um método mais dirigido para gestão sindical. “Eu acredito que o treinamento prático do Ciclo – SEGS 2019-2020 – é mais eficaz, pois estamos em contato com quem entende, logo é mais fácil tirar alguma dúvida. Não precisamos aguardar a resposta, já colocamos em prática os conhecimentos adquiridos”, disse Guilherme.

Programação

O segundo dia de encontro, que será das 9h às 17h, na sede da Fecomércio, contará com a apresentação da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-DF e uma exposição sobre a inclusão da Contribuição Assistencial no Estatuto e Convenções Coletivas: implicações jurídicas e benefícios para os sindicatos – CNC. Depois será a vez de mostrar a parceria com o Banco de Brasília: personalizando produtos e serviços para o seu sindicato. Também terá uma apresentação da coordenadora Nara de Deus, da CNC, sobre o portal Renalegis – Rede Nacional de Assessorias Legislativas – para adesão e integração dos sindicatos. Após o brunch, que será oferecido no local, a tarde começa com apresentação do case: Sucesso em Gestão Sindical e Inovação com Reginaldo Lima, da Fecomércio MS. Também será realizado um painel sobre oportunidades e parcerias com o Sesc e Senac e o lançamento do Projeto Cartão do Empresário – Fecomércio-DF.