• 16/11/2021
Parceria entre setores privado, público e academia fará estudo inédito sobre economia criativa no DF

Setor privado, setor público e academia uniram esforços para realizar o mais abrangente e inédito estudo sobre economia criativa no Distrito Federal. A Fecomércio-DF, por meio de sua Câmara Empresarial de Economia Criativa, juntamente com a Secretaria de Turismo e a Universidade Católica de Brasília (UCB), deram início a uma pesquisa que fará um diagnóstico completo sobre essa vertente da economia na capital do País.

O projeto também conta com apoio de parlamentares. Os deputados distritais Júlia Lucy e Reginaldo Veras destinaram verbas de emendas realização do projeto.

O estudo, que reúne professores, pesquisadores, mestrandos e estudantes de iniciação científica da UCB, levará dois anos para ficar pronto. O projeto, no entanto, já vem sendo desenvolvido em conjunto com os órgãos parceiros há cerca de um ano.

A execução da pesquisa é uma antiga demanda do trade turístico, reforçada pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio. O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, destacou a importância do projeto e da parceria durante o lançamento do projeto, realizado nesta sexta-feira (12), no hotel Brasília Palace.

“Essa pesquisa é um marco para o Distrito Federal por ser a primeira com essa abrangência. Sabemos do potencial do DF para economia criativa e precisamos organizar esse segmento. Brasília, por exemplo, foi apontada em pesquisa da Firjan como a cidade com o maior potencial para o desenvolvimento da economia criativa do Brasil”, explicou Aparecido.

Ao final da pesquisa, a UCB entregará um documento final com um prognóstico sobre a economia criativa do DF, apontando caminhos de desenvolvimento e possíveis áreas de atuação para o setor de comércio e serviços e investimentos do setor público.

“Vamos conseguir mapear todas as competências de cada região administrativa e fazer uma identificação de cada cadeia articulada. Essas cadeias podem ser estimuladas e podem ser alvo de investimentos para a sociedade com focos específicos”, detalha o professor Alexandre Kieling, responsável pela pesquisa.

A cerimônia de lançamento do projeto contou a participação do reitor da UCB, Ricardo Calegari, do secretário-executivo da Secretaria de Turismo, Rodrigo Costa, do presidente da Câmara de Economia Criativa, Pedro Afonso Franco, e da deputada Júlia Lucy.