• 30/07/2019
Índice de confiança do empresário brasiliense registra o menor patamar de 2019

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) caiu 3,1 pontos em julho na comparação com junho deste ano, fixando-se em 123,1 pontos – o menor patamar em 2019 e o menor desde dezembro de 2018 (118,5). Antes, o menor índice havia sido registrado em janeiro (125,2). Quando comparado com o mesmo período do ano passado, porém, o Icec teve alta de 12,7 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF.

O presidente da Federação do Comércio, Francisco Maia, explica que o empresário está receoso com as condições atuais da economia. “As vendas no comércio em 2019 não refletem a expectativa criada pelo empresário”, afirma. “Apesar da baixa confiança, o número ainda é maior do que 2018, o que pode sinalizar uma melhora para o segundo semestre. Dependendo, claro, das medidas propostas pelo governo para destravar a economia do País”, completa Francisco Maia.

O estudo mostra também que 7,4% dos entrevistados afirmaram que a economia do País melhorou muito em julho; 43,3% disseram que melhorou pouco; 24% responderam que piorou pouco e 25,2% acreditam que piorou muito. Em relação as condições atuais das empresas do DF, 12% responderam que melhorou muito; melhorou pouco (49,1%); piorou pouco (22,7%) e piorou muito (16,2%). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos, números acima de 100 indicam otimismo.