• 07/02/2023
Fecomércio-DF prepara documento com propostas e recomendações a gestores de políticas públicas

Com objetivo inserir as prioridades do setor terciário na pauta dos gestores públicos, o Sistema Fecomércio-DF reunirá mais de 150 empresários e empresárias da capital, no dia 8 de fevereiro, na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac, das 14h às 18h, para iniciar a construção da Agenda Institucional do Sistema Comércio do Distrito Federal. O documento, que será consolidado após a realização de sete plenárias temáticas, irá compilar propostas e recomendações de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da região.

A Agenda Institucional trará não apenas o posicionamento da Federação a respeitos de matérias importantes, mas sugestões que visam modernizar o arcabouço regulatório e facilitar o empreendedorismo no DF. Esse modelo já foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em 2022. O compilado de propostas foi entregue a todos os candidatos à presidência, no período eleitoral. Agora a CNC apoia a Fecomércio-DF na produção da agenda local.

“É fundamental ouvir os empresários para definir o conjunto de demandas e propostas do setor terciário para a elaboração de políticas públicas. Essa iniciativa coordenada do Sistema Comércio é uma contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável regional e do País”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

“Nosso setor hoje representa cerca de 50% do PIB do Distrito Federal e responde por boa parte da geração de emprego e renda. Por isso vamos nos reunir para fazer um diagnóstico setorizado, a fim de contribuir de forma decisiva na formatação de políticas públicas”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Os macrotemas definidos para o debate nas plenárias são: ambiente de negócios; infraestrutura; tributação; segurança jurídica; representação empresarial; empreendedorismo feminino; e qualificação de mão de obra, cultura e lazer. Desses derivaram diversos subtemas, com foco tanto em questões gerais quanto específicas de cada área.

Representantes de diversos segmentos irão coordenar as mesas de debate. Entre eles diretores da Federação, presidentes de sindicatos e das câmaras temáticas da Fecomércio-DF, Sesc e Senac. Empresários de mais de 26 áreas devem participar e contribuir para o diagnóstico das principais demandas e anseios das categorias.

Após a consolidação da Agenda Institucional do DF, prevista para o início de março, a CNC reunirá documentos similares, produzidos pelas demais 26 Unidades Federativas, e irá entregá-los ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na sequência, gestores do Executivo e parlamentares do DF também terão acesso às reivindicações.