• 26/10/2023
De forma inédita no País, Senac-DF dá início ao curso Técnico em Prevenção e Combate a Incêndio

WhatsApp Image 2023-10-24 at 14.43.31

A noite de segunda-feira (24), foi um marco para os bombeiros civis do Distrito Federal. Após anos de negociação com órgãos públicos, sindicatos e profissionais da área, o Senac-DF abriu a primeira turma do Brasil do curso Técnico em Prevenção e Combate a Incêndio. Os 30 alunos selecionados pelo Programa Senac de Gratuidade cumprirão a carga horária de 1.012 horas/aula no Centro de Educação Profissional Antônio Matias, na 903 Sul.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, parabenizou a todos pelo empenho na construção do curso e relembrou toda a trajetória do grupo de trabalho. “Foram oito anos de articulação para chegarmos a este dia. É o primeiro curso técnico na área do Brasil e isso faz muita diferença para nossa instituição”, disse.

O conselheiro do Senac-DF Alberto Santos trabalhou na formulação das unidades curriculares. “Que vocês possam absorver todo o conhecimento possível e ao final reconhecer a importância da profissão”, declarou.

Amadeu Ceciliano, que é membro do Conselho Regional do DF e presidente do Sindicato de Empresas Prestadoras de Serviços e Especializadas em Bombeiro Civil do DF, foi o idealizador do curso e sempre esteve à frente do trabalho de implementação. “Não quis fazer discurso, quis falar do coração. A gente não consegue fazer nada sozinho, sem nossas parcerias nada disso seria possível. Serei eternamente grato ao Vitor e ao presidente José Aparecido”, falou.

O superintendente regional do Trabalho do DF, Jackson Azara, declarou que o processo de regulamentação da profissão no Ministério caminha a passos largos e que no início de novembro será encaminhado à Deputada Erica Kokay para que seja apresentado um projeto de lei. “Isso vai garantir que vocês tenham registro profissional e conselho de classe”, explicou.

O professor Wilson Conciani foi um dos articuladores junto ao Ministério da Educação para a aprovação do curso e a inclusão no catálogo nacional. “O Brasil espera pela formação profissional em todas as áreas, principalmente na de segurança”, afirmou.

O presidente do Sindicondomínios e diretor da Fecomércio-DF, Antônio Paiva, também prestigiou a aula inaugural. “Estou muito feliz. Temos 10 representantes de nosso segmento na turma, que trabalham em shoppings centers. É uma demanda antiga de nossos empresários e fico feliz por ver que os profissionais serão cada vez mais capacitados”, disse.

Da Assessoria de Comunicação do Senac-DF