• 10/02/2023
Acordo de cooperação entre SEPEBC e GDF permitirá criação da Tenda Prevencionista na Rodoviária do Plano Piloto

O Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviço e Especializadas em Bombeiro Civil do Distrito Federal (SEPEBC) firmou termo de cooperação com a Unidade de Administração da Rodoviária do Plano Piloto e Área Central de Brasília (UARB), para a criação da Tenda Prevencionista – Estação da Prevenção. A novidade foi publicada no diário oficial nesta sexta-feira (10) e tem como principal objetivo fornecer informações básicas de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios.

O presidente do SEPEBC, Amadeu Ceciliano Júnior, explica que a iniciativa visa atingir o máximo de pessoas possíveis e que, por isso, escolheram a rodoviária como pontapé inicial. No local circulam 800 mil pessoas diariamente. “Nossa ideia é mostrar que a prevenção contra incêndio deve ser tratada como uma obrigação legal a ser cumprida. Com essa iniciativa queremos estimular a capacitação de pessoas para evitar muitos incidentes ou até mesmo tragédias, tais como, a reflexão que o acontecimento da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), trouxe para todo território nacional. Mas infelizmente esses acidentes continuam acontecendo. Nosso país não tem cultura de prevenção ou preocupação com os riscos de incêndio, nem com os de primeiros socorros. Por isso, pretendemos fazer deste projeto um exemplo para ser copiado em todo o Brasil”, disse Ceciliano.

Projeto pioneiro
O projeto da Tenda Prevencionista – Estação da Prevenção surgiu da experiência dentro do evento Sistema Fecomércio Perto de Você, em 2022. A Ação social promovida pelas entidades do comércio Sesc-DF, Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF e Fecomércio-DF percorreu diversas cidades satélites levando diversos essenciais, entre eles oficinas e noções básicas de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio.

Agora, o projeto está amadurecido e vai envolver cada vez mais os Centros de Formação de Bombeiros Civis (Brigadistas) do Distrito Federal. Nesta iniciativa, os profissionais também levarão equipamentos e outros itens para serem adotados durante as atividades na rodoviária.