• 02/06/2022
Workshop celebra três anos da Câmara de Mulheres Empreendedoras e aborda temas importantes para o setor produtivo

Empresárias de diversos segmentos do comércio se reuniram na tarde desta quinta-feira (2) na unidade do Sesc da 504 Sul para o Seminário Técnico da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF. O evento foi dividido em cinco painéis abordando os segmentos das Câmaras Empresariais da Federação: Empreendedorismo Feminino; Economia Criativa; Turismo e Hospitalidade; Tributação; e Inovação e Tecnologia da Informação. O encontro também marcou os três anos de atividades da Câmara de Mulheres.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou da representatividade feminina. “Para mim é uma honra e um prazer muito grande estar aqui comemorando esses três anos. Todo o trabalho da Câmara mostra o poder que as mulheres têm. Hoje, elas representam 52% da população do DF, ou seja, elas que estão decidindo. São mais de cinco milhões de mulheres empreendedoras no Brasil e se falando de consumo elas decidem mais de 84%. Espero que neste seminário vocês possam ter muito aprendizado e hoje vão conhecer nossas outras câmaras”, disse.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, falou em seu discurso da importância da Câmara. “Para mim é uma alegria estar aqui com mulheres empresárias que fomentam a nossa economia e o nosso Sistema Fecomércio. As Câmaras são espaços de discussão das demandas dos empresários e sobretudo da sociedade. Esses grupos são elos entre a Fecomércio e o mercado, muito especialmente a Câmara das Mulheres que representa um resgate e correção de desigualdades históricas nos âmbitos social e empresarial. Hoje, reunidos aqui teremos painéis para discutir desafios muito atuais que vão do turismo, economia criativa e tecnologia da informação”, afirmou.

“O Mapa do Comércio, plataforma de inteligência desenvolvido pela Fecomércio em parceria com o Sebrae, revelou que 36% das empresas em atividade nos setores de comércio, bens e serviços possuem exclusivamente mulheres em seu quadro societário. Para se ter uma ideia, 80 mil CNPJ’s registrados no DF são de mulheres. Esses números só reforçam que elas estão cada vez mais presentes”, completou Valcides.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, colocou a instituição à disposição. “Vocês, mulheres, fazem esse Sistema, pela verba compulsória que colocam dentro do Sistema S é que podemos de fato trabalhar e desenvolver tantos projetos. Estamos caminhando juntos e essa união que faz a força. Estamos transformando vidas e criando legados. Colocamos o Senac à disposição de vocês com os nossos cursos profissionalizantes e de graduação, por exemplo”, pontuou.

A presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras, Beatriz Guimarães, fez um agradecimento e falou do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Hoje, a Câmara conta com 64 conselheiras divididas entre representes de sindicatos e empresárias da sociedade civil. Temos 10 conselheiras que são empresárias de destaque. Todas contribuem de forma significativa para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. E esse seminário é inovador porque a Fecomércio tem cinco Câmaras e reunimos aqui para mostrar que a mulher está no turismo, na tributação e na tecnologia. Agradeço às participantes por estarmos aqui presentes”, falou em seu discurso.

Assessoria de Comunicação do Sesc-DF
Sacha Bourdette