• 28/12/2023
Veja como funcionará o comércio durante o Ano Novo

A Fecomércio-DF informa que, na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, o comércio em geral das entrequadras e shoppings do Distrito Federal poderá funcionar até as 15h. Já o comércio varejista de óticas, papelarias, carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas pode funcionar até as 18h. No dia 1º de janeiro estarão fechados.

A maioria dos bares e restaurantes encerra o funcionamento às 16h do dia 31 de dezembro. Os empreendimentos deste setor, no entanto, podem funcionar durante a noite e a madrugada, sendo palco de festas de virada de ano. No dia 1º de janeiro tem permissão para funcionamento, mas alguns seguem fechados.

Já os supermercados, no dia 31 de dezembro podem funcionar até as 20h. Porém, muitos iniciam o fechamento entre 12h e 19h para finalizarem os trabalhos em tempo. No dia 1º de janeiro seguem fechados. As feiras do DF, funcionarão normalmente no dia 31 e estarão fechadas no dia 1°.

As farmácias têm autorização para funcionamento em horário livre durante todos os dias do ano, sendo que 10% delas em regime de plantão 24h. Nos dias 31/12 e 1°/1, a maioria funciona até as 18h, permanecendo abertas as unidades que estarão de plantão.

As regras que estipulam a abertura do comércio nos feriados estão dispostas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), firmadas entre os sindicatos patronais, os sindicatos laborais, com apoio da Fecomércio-DF.