• 07/12/2021
Sistema Fecomércio recebe medalha Mérito Economia por contribuir para o desenvolvimento econômico do DF

​​​​​ A Secretaria de Economia do Distrito Federal homenageou, na noite desta segunda-feira (7), servidores, cidadãos, empresários e instituições que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da economia do Distrito Federal. Pelo Sistema Comércio, receberam a honraria o presidente da Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, o vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Leandro Domingos, o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, o diretor do Instituto Fecomércio, Álvaro Silveira Júnior, e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF.

Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o período de pandemia foi muito difícil para o setor produtivo, com a tomada de medidas restritivas. “Pudemos ver dezenas de empresários prestigiando o evento e sendo homenageados. Isso demonstra que a Secretaria de Economia atuou no rumo certo, dando diversos incentivos, construindo muitas saídas para a crise”, disse.

Em seu discurso, o secretário de Economia, André Clemente, agradeceu o empenho de todos os profissionais e instituições homenageadas e disse que o reconhecimento é uma forma de agradecer aos servidores e ao setor produtivo pelo trabalho produzido em prol do fortalecimento da economia do DF. “É uma noite especial para reconhecer quem luta com seriedade pelo Distrito Federal. A Medalha Mérito GDF-Economia é uma forma de incentivo ao empreendedorismo e reconhecimento por quem gera emprego, renda e faz a economia de Brasília se desenvolver”, disse o secretário.

José Aparecido, presidente do Sistema Fecomércio-DF, destacou que o trabalho em conjunto fez a diferença, principalmente durante a pandemia. “Essa honraria foi criada em um ano que enfrentamos muitas dificuldades, porém juntos e articulados, o setor produtivo e a Secretaria de Economia conseguiram encontrar soluções para driblar as adversidades. Tanto que hoje estamos em pleno processo de retomada da economia e fecharemos o 2021 com números parecidos com os de 2019, período pré-pandemia”, disse José Aparecido.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, esteve presente na solenidade e também foi condecorado com a honraria. “Agradecemos o reconhecimento por parte do Governo de Brasília. Foi um ano em que a população sentiu fortemente a presença das instituições que compõem o Sistema Comércio com diversas ações e iniciativas de apoio ao empresário e a população. Acredito que 2022 será um ano de mais realizações”, disse o diretor.

Para a diretora do Senac-DF, Karine Câmara, a Medalha é uma reconhecimento para quem aposta firme no desenvolvimento da capital. “A Medalha Mérito Economia marca o início de uma fase de trabalho e parceria irrestrita entre o setor produtivo e o Governo do Distrito Federal. A pandemia nos mostrou que é possível discutir e tomar decisões articuladas, com resultados práticos e positivos. Foi o que vimos nos últimos dois anos. Receber esse prêmio e esse reconhecimento nos dá confiança e vontade de continuar trabalhando em equipe”, disse a diretora.

A concessão da medalha será realizada por decreto do governador. A partir de agora, ela será concedida anualmente, em solenidade presidida pelo chefe do Poder Executivo. Serão escolhidas até 70 pessoas ou empresas de destaque em cada uma das categorias a serem homenageadas.

Com informações do Sesc-DF
José do Egito