• 16/03/2023
Sistema Fecomércio-DF participa de lançamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas

O diretor regional interino do Senac-DF, Vitor Corrêa, participou, nesta quarta-feira (15), do lançamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE) 2023, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). Ele representou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, na cerimônia. O levantamento ouvirá instituições de todos os setores e tamanhos sobre a contratação e a capacitação de trabalhadores no Distrito Federal.

O objetivo é oferecer uma visão mais apurada e dinâmica do mercado de trabalho local. O questionário será aplicado presencialmente em cerca de 1,6 mil empresas brasilienses. Na ocasião, Vitor Corrêa parabenizou a iniciativa do instituto. “Sem dúvida nenhuma, o impacto do resultado da pesquisa será enorme e dará o norte para o nosso trabalho. Com o resultado, vamos poder aprimorar cursos já existentes e ofertarmos outros, de acordo com a demanda do empresário”.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio e presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, também compareceu ao evento e elogiou o trabalho do IPE-DF. “A pesquisa é um presente para o setor produtivo. Com certeza dará excelentes frutos para que possamos melhorar a capacitação da força de trabalho do varejo”.

O presidente do IPEDF, Manoel Barros, acredita que a pesquisa será muito relevante para os empresários do Distrito Federal. “É um trabalho muito importante, que produzirá informações com métodos científicos e confiáveis que vão nortear ações do Governo e de entidades de formação profissional”, destacou Barros.

Estiveram presentes no lançamento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Ferreira; a secretária-adjunta de Planejamento do DF, Rafaela Queiroga; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF e do Conselho de Administração do Sebrae, Fernando Cezar Ribeiro; e o presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar.

Sobre a pesquisa
O estudo inédito visa mapear as necessidades de mão de obra, possibilitando o alinhamento das políticas de capacitação com as demandas de habilidades das empresas. Para isso, será realizado um levantamento das profissões potencialmente em falta no mercado de trabalho e análises das razões para se demitir e dificuldades ao contratar, especialmente em relação aos jovens. Além disso, a pesquisa calculará a quantidade de empresas que adotam algum regime de trabalho remoto.

Da Assessoria de Comunicação do Senac-DF
Texto: Ana Carolina