• 24/05/2023
Sistema Fecomércio-DF e embaixadas celebram Dia Internacional da África com encontro de negócios, arte, moda, música e gastronomia

O Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, terá uma programação inédita em Brasília neste ano. A Fecomércio-DF, Sesc-DF e Senac-DF, em parceria com o Grupo de Embaixadas Africanas e diversos apoiadores, promovem, nos dias 26 e 27 de maio, dois eventos no âmbito da Semana da África, com foco em arte, moda, gastronomia, música e comércio internacional.

Aberto ao público e gratuito, o 1º Dia da África do Sistema Fecomércio-DF será realizado no Museu de Arte de Brasília (MAB), no sábado (27), das 16h às 22h. O som da festa ficará sob o comando da DJ e produtora musical brasiliense Odara Kadiegi, filha de mãe angolana e pai carioca.

Na passarela, às 17h, 15 modelos da agência 3 Models desfilarão com roupas tradicionais de 32 países africanos. Cabelo, maquiagem e produção do desfile ficarão por conta de professores e alunos dos cursos do Senac. O Brasília Trend Fashion Week e o Grupo Cirandinha, por meio da empresária e conselheira do Senac Bernadeth Martins, garantiram o casting de modelos.

Em parceria com o MAB, as embaixadas organizaram a exposição A África e o Legado Afro-Brasileiro, com obras de 14 países e acervo do próprio museu, que apresenta esculturas, artefatos históricos, indumentárias, pinturas e fotos.

A praça de alimentação terá comidas típicas africanas e brasileiras, com pratos senegaleses, quenianos e o tradicional acarajé baiano.

O senegalês naturalizado brasileiro, Ousmane Mbaye, radicado em Brasília e dono da marca Dior Thiam, de roupas típicas africanos, colocará suas peças à venda durante o encontro cultural.

“Vamos celebrar a cultura africana e sua influência no Brasil, reunindo representantes de 32 países, do setor produtivo do DF, do Governo do Distrito Federal e o público da cidade, que terá contato direto com diferentes expressões artísticas presentes na nossa identidade brasileira”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

A embaixadora de Gana, Abena Busia, explica que o evento promoverá conexões. “Há tantas comidas consideradas típicas do Brasil, mas que têm suas raízes na África. Há também o legado da música, até o senso das cores e formas. Portanto, qualquer evento nesse sentido, que dá visibilidade e promove comunicação, é de vital importância para todos”, diz Busia.

Comércio Internacional
Na sexta-feira (26) haverá um encontro entre empresários do Distrito Federal, representantes das embaixadas, do GDF e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF. Onze empresas de diferentes ramos foram selecionadas para apresentarem seus produtos e serviços com potencial de exportação. Entre os segmentos estão vestuário, mobiliário, turismo, evento, tecnologia da informação, jogos e games.

A 1ª Semana da África conta com o apoio da CNC, do MAB, da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), do Grupo Cirandinha, da Agência 3 Models, do Brasília Trend Fashion Week e da Casa Dúnia City Hall.

1º Dia da África do Sistema Fecomércio-DF e do Grupo de Embaixadas Africanas
Arte, Moda, Música e Gastronomia
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 16h às 22h (Desfile de Moda às 17h)