• 08/12/2021
Sindicato das Empresas de Turismo retorna à base da Fecomércio-DF

A base da Fecomércio-DF ganhou um importante e estratégico aliado que assumirá posição de destaque no processo de retomada da economia. Por decisão unânime da diretoria da Casa, foi aprovada a filiação do Sindicato das Empresas de Turismo do DF (Sindetur-DF), no dia 23 de novembro, elevando para 28 o número de sindicatos patronais que compõem a Federação.

Com quase 40 anos de atividade, o Sindetur retorna ao time da Fecomércio graças aos esforços do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e do presidente do sindicato, Lamarck Freire Rolim.

O foco inicial dos trabalhos está no fortalecimento da sua própria base, formada por cerca de 550 empresas de turismo e outras centenas de Microempreendedores Individuais (MEI). Ao integrar o time do Sistema Comércio, o sindicato possibilitará que seus associados participem de uma extensa rede que usufrui de produtos e serviços, tanto para empresários quanto para trabalhadores do setor.

O presidente José Aparecido deu boas-vindas ao Sindetur e colocou à disposição o atendimento realizado por todos os braços do Sistema. “Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio poderão ajudar de várias formas, orientando os empresários, oferecendo serviços sociais aos trabalhadores deste segmento, dando cursos de formação e capacitação e realizando pesquisas que deem suporte às tomadas de decisão”, detalha.

Em contrapartida, o Sindetur também deverá trazer grandes contribuições à Federação, garante Aparecido. “Nossa base ganha força se somarmos esforços com outros sindicatos que possuem atividades transversais de geração de renda e movimentam a economia local, como o Sindeventos, por exemplo. No período pós-pandemia, a união desses segmentos será de extrema importância para fazer do Distrito Federal um grande expoente do turismo nacional e internacional”, diz Aparecido.

Lamarck diz que acompanha com entusiasmo as previsões e projetos nacionais, como o “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e as tratativas do setor produtivo local em parceria com o Executivo e Legislativo. Ele garante que o DF tem potencial para continuar crescendo em 2022. “Além de a nossa capital ser um dos lugares onde as pessoas mais viajam, temos aqui atrativos turísticos diferenciados e expertise em receptivo, com foco no turismo cívico, de negócios, rural, náutico, religioso, cultural, gastronômico, entre outros”, explica.

Parcerias e pós-pandemia
Um dos segmentos mais atingidos pela pandemia agora vislumbra um cenário sem restrições, com avanço da vacinação, capaz de movimentar tanto o setor de eventos quanto o comércio e serviços em geral. No DF, empresários e gestores públicos se articulam desde 2020 para garantir um ambiente ideal e condições propícias para os negócios no pós-pandemia. Na Fecomércio-DF, duas câmaras empresariais (Turismo e Economia Criativa) reúnem diversos atores na formulação de estratégias e ações de desenvolvimento.

Luís Otávio Rocha Neves, presidente do Sindeventos e também da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, fala sobre o reforço no time da Federação. “O Sindetur é um sindicato muito atuante e alinhado a todas às agências de turismo da capital. Lamarck é uma liderança que vai contribuir muito para o Sistema Fecomércio. Além disso, ele é muito respeitado e tenho certeza que trará muitos benefícios para todo o setor, atuando conjuntamente conosco”, afirma Neves.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, lembra que que a Fecomércio é um importante agente de interlocução entre a iniciativa privada e o poder público. “Brasília é um polo para o desenvolvimento da economia criativa e do turismo no Brasil, reconhecido pelo Ministério do Turismo. Assim, ter esse apoio mais consistente em função da entrada do Sindetur na base da Fecomércio é realmente significante. Além disso, um grande indicativo de fortalecimento da nossa parceria e trabalho integrado”, conclui a secretária.