Sessão especial no Senado presta homenagem aos 52 anos do Senac no DF

Uma sessão especial realizada na tarde desta sexta-feira (30), no Plenário do Senado Federal, homenageou os 52 anos de atuação do Senac no Distrito Federal. Desde 1967, passaram pelas salas de aula da entidade mais de 1,2 milhão de alunos que foram capacitados nas áreas de comércio, serviços, turismo e saúde. A cerimônia foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), autor do requerimento da sessão especial. Compuseram a mesa de honra o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia; o diretor regional do Senac, Antonio Tadeu Peron;  o diretor de Educação Profissional do Senac-DF, Gustavo Guimarães; a gerente de Relações Comerciais, Margareth Bicalho; o presidente da Fecomércio-PA, Sebastião de Oliveira Campos; e o diretor de Relações Institucionais do Senac Departamento Nacional, Antônio Henrique Borges de Paula, que representou o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, destacou que há cinco décadas os empresários do Distrito Federal se dedicam à tarefa de educar, formar mão de obra e gerar empregos. “Essa é a missão do Senac. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma linha auxiliar dos poderes públicos no permanente combate ao desemprego e ao aprimoramento da qualidade profissional”, destacou. “Esse meio século de dedicação ao ensino e à criação de oportunidades nos enche de orgulho e enorme prazer cívico. Transformamos e mudamos destinos. Nossos casos de sucesso são a alegria humana que dividimos com milhares de famílias que hoje vivem mais felizes”, afirmou Francisco Maia, lembrando que seu maior orgulho é hoje presidir a Fecomércio-DF e com isso poder celebrar o aniversário do Senac.

O diretor regional da instituição, Antonio Tadeu Peron, afirmou que essa trajetória de 52 anos orgulha a todos pelos resultados apresentados. “Pessoas, simplicidade, inovação e cultura formativa. Esta é a essência da nossa atividade”, afirmou, agradecendo aos conselheiros, aos empresários e aos funcionários que constroem a cada dia um legado de sucesso e de transformação de vidas. Gustavo Guimarães, diretor da Divisão de Educação Profissional do Senac-DF, também agradeceu aos empresários que há 70 anos escolheram contribuir e imprimir ações de convergência para o desenvolvimento do País. “Parte desse desenvolvimento se deu aqui, graças à atuação dos nossos conselheiros, e também à convergência de esforços. A nossa proposta educacional nasce entre o cruzar de dois direitos fundamentais inalienáveis: o direito à educação e o direito ao trabalho”, afirmou Gustavo.

O presidente da Fecomércio do Pará, Sebastião Oliveira Campos, também participou da cerimônia e parabenizou o Senac do Distrito Federal pelos 52 anos e também o presidente da instituição, Francisco Maia, e os diretores da instituição. “Parabéns a todos pelo zelo, pelo carinho e pela competência que vocês tem para fazer com que esse Senac, cada dia mais, sirva de modelo para todo o Brasil”, afirmou. Sebastião também saudou os jovens aprendizes, alunos do Senac-DF que estavam na tribuna. “Queria saudar os jovens aprendizes e dizer que vocês são felizardos, contemplados com esse curso de aprendizagem, porque vocês escolheram receber essa transformação em suas vidas”, afirmou.

Homenageados

Durante a sessão, foram homenageadas as alunas Renata Biserra, Michele Olukemi e Jessyca Pacheco , a instrutora Sonia Takata e a conselheira mais antiga da instituição, Edy Bender. “Essa homenagem vale para quem está aqui e para aquele e aquelas que muito fizeram e já se foram”, afirmou o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que presidiu a mesa e foi o autor do requerimento da sessão. Edy Bender é diretora da Fecomércio-DF e conselheira do Senac e do Sesc no Distrito Federal. Empresária, fundou o Laboratório Brasiliense há 51 anos. Foi dela a sugestão para que a instituição oferecesse os cursos de auxiliar e técnicos de Laboratório, Farmácia, Enfermagem e atendimento em recepção.

Sonia Aiko Takata é instrutora do Senac do curso de Confeitaria há mais de 7 anos. Foi homenageada por conquistar, em 2018 a medalha de ouro no Sirha (Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação). Renata Araújo Rodrigues Biserra, ex-aluna do curso Técnico em Enfermagem, ficou em 1º lugar nacional na Olimpíada do Conhecimento 2014, obtendo o maior índice técnico da categoria. Jéssyca dos Santos Cardoso Pacheco, também ex-aluna do Senac do curso Técnico em Enfermagem, conquistou o 1º Lugar nacional na Olimpíada do Conhecimento 2012 e obteve o maior índice técnico da categoria. Michele Olukemi dos Santos Adesoji, egressa do curso Técnico em Enfermagem foi o rosto da Campanha Nursing Now deste ano, uma grande ação em parceria com organismos internacionais para a valorização da vida e dos profissionais de enfermagem.