• 01/03/2023
Projeto Café com o Embaixador reunirá representante do Vietnã e empresários do DF

A Fecomércio-DF e o Instituto Jovem Exportador (IJEx) realizam, nesta quinta-feira (2), a segunda edição do ano do projeto Café com o Embaixador. O encontro entre empresários da capital e a embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, acontecerá no Sesc da 504 Sul, das 8h30 às 12h. O evento é gratuito. Para participar basta se inscrever na página do IJEx, no link https://bityli.com/0z4Qd.

Além de apresentar o potencial econômico daquele país a representantes do DF e estados vizinhos, como Goiás, o objetivo do encontro é tornarem conhecidas oportunidades de negócios para empresários, empreendedores e startups que desejam diversificar mercados, além de abrir espaço para networking internacional e expansão dos negócios.

Após a fala da embaixadora, os empresários poderão participar de network e desfrutar de um coffee break com comidas vietnamitas. Além disso, dez empresários brasilienses irão expor seus produtos como café, bebida de açaí, chocolate entre outros.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio DF, José Aparecido Freire, a parceria com o Instituto Jovem Exportador (IJEX) visa o fortalecimento da internacionalização de empresas do Distrito Federal e o fomento do comércio exterior. “Essa edição será muito interessante, pois o Vietnã é um país com o qual o Brasil tem mais de 30 anos de relação diplomática, e também é nosso relevante parceiro comercial”, afirma Aparecido.

No ano de 2022, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o comércio entre os países atingiu aproximadamente US$ 6.4 bilhões. O Brasil exportou para o país US$ 3.4 bilhões e importou o total de US$ 2.9 bilhões. “Inserir os comerciantes brasilienses no mercado internacional será uma das principais pautas da Fecomércio DF a partir deste ano”, reforça Aparecido.

“A equipe do Jovem Exportador está comprometida em apoiar as empresas exportadoras, fornecendo-lhes acesso a recursos e conhecimentos especializados que ajudam a maximizar suas chances de sucesso no mercado global. Dessa forma, o evento contribui para o fortalecimento das empresas exportadoras de Brasília, incentivando-as a se tornarem mais competitivas e a expandirem suas operações para novos mercados internacionais”, diz Ronan Pires, presidente do IJEx.

Comércio bilateral – O Vietnã tem ampliado o comércio bilateral com o Brasil, que em 2020 foi segundo maior exportador de soja e de milho para o país do Sudeste Asiático. Entre os principais produtos agrícolas do Brasil exportados para o Vietnã estão a soja, o milho, o trigo, o café e a castanha de caju, além de produtos originários da pecuária. O clima, a variedade geográfica e o multiculturalismo da população também são características comuns ao Brasil e ao Vietnã, o que facilita e amplia as oportunidades de comércio entre os dois países.

A importação de produtos do Vietnã concentra-se em eletrônicos e micropeças, assim como pilhas e baterias, além de partes de aparelhos transmissores e retransmissores, além de calçados.

Idealizado pelo Instituto Jovem Exportador (IJEx), com patrocínio da Fecomércio e apoio da Embassy Comunicação, o encontro recebe jovens empresários do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais que despontam no mercado nacional e internacional para apresentarem seus cases de sucesso. A edição anterior contou com a participação do embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi. Realizado no dia 26 de janeiro, o evento reuniu mais de 80 participantes.

A primeira edição do evento foi realizada em dezembro de 2022 teve como convidado especial o Ministro Conselheiro da embaixada da Coreia, GunHwa Kim. O diplomata fez uma apresentação sob o título “Oportunidades entre a Coreia e o Brasil.

Serviço:
Café com o Embaixador