• 23/01/2013
Percentual de famílias endividadas fica estável

O percentual de famílias brasilienses endividadas em janeiro de 2013 foi de 85,7%. O índice é igual ao que foi registrado em dezembro de 2012. Equivale a 634.863 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. É o que mostra a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Apesar da estabilidade no endividamento, o estudo mostra uma queda considerável no número de inadimplentes. O universo de endividados com contas em atraso (inadimplentes) passou de 95.352 para 66.172. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, conta que os consumidores utilizaram a última parcela do décimo terceiro salário para quitar débitos. “Os brasilienses usaram o décimo terceiro para a quitação de algumas dívidas, já com o intuito de amortizar os gastos que geralmente surgem no início do ano, relativos a impostos, compra de material escolar e seguro de carro”, explica. O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 89,2% se disseram comprometidos nessa modalidade. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida.