• 19/04/2023
Parceria entre Fecomércio-DF e MDS estuda oferta de cursos de qualificação para inscritos no CadÚnico

Cerca de 170 mil beneficiários do Bolsa Família no Distrito Federal poderão participar de um projeto piloto de capacitação e qualificação para entrada no mundo do empreendedorismo. Uma parceria entre integrantes do Sistema S e o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) planeja a oferta de cursos para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), base de dados do Governo Federal que identifica pessoas em estado vulnerabilidade.

Uma primeira reunião realizada no ministério, nesta semana, começou a desenhar o projeto. Além do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido, que também preside os conselhos regionais do Senac-DF e do Sesc-DF, participaram do encontro com o ministro Wellington Dias o deputado distrital Chico Vigilante (PT), o presidente do Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do DF (Sindesei-DF), Marco Tulio Chaparro, e o vice-presidente da Fibra-DF, Pedro Henrique Verano.

A ideia é estimular o empreendedorismo, gerar empregos e fazer com que as pessoas não dependam mais da assistência integral do governo. “Ninguém está ali porque quer. Por isso, temos que nos unir e fazer com que as pessoas voltem ao mercado de trabalho, porque o emprego garante dignidade ao cidadão”, disse Aparecido.

O distrital Chico Vigilante, que articulou o encontro, celebrou o nascimento do projeto. “Fico feliz de ver o setor produtivo do DF presente. Demonstraram interesse efetivo em participar, e até firmar uma espécie de convênio. Ninguém gosta de receber benefícios do governo eternamente. As pessoas querem emprego”, afirmou o parlamentar.