Número de famílias endividadas no Distrito Federal apresenta maior alta do ano em junho

O endividamento das famílias teve crescimento no Distrito Federal em junho. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF, o número de famílias com algum tipo de dívida passou de 774.312 em maio para 795.213 em junho deste ano, um crescimento de 20.901 famílias. Isso significa que 80,9% dos brasilienses estão endividados, contra 78,9% apurados em maio. É a maior alta do ano e o maior patamar desde dezembro de 2018, quando 81,3% das famílias estavam endividadas. Na comparação anual também houve crescimento: em junho do ano passado o percentual de endividados era de 75,7%.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, afirma que o desemprego no Distrito Federal abrange 331 mil brasilienses que estão sem trabalho, segundo dados do Dieese. “A taxa dos endividados com contas em atraso também aumentou na comparação mensal e anual. Com o aumento do desemprego e a diminuição da renda média familiar, as contas se acumulam e o endividamento bate na porta das famílias brasilienses”, explica Francisco Maia.

Segundo o estudo, 90,9% dos entrevistados ainda se dizem comprometidos com o cartão de crédito. Sobre o nível de endividamento, 3,1% dos brasilienses estão muito endividados; 13,5% mais ou menos endividados; 64,2% pouco endividados; e 19,1% não tem dívidas desse tipo. Ainda de acordo com a pesquisa, 39,7% têm condições de pagar suas dívidas integralmente; 55,2% parcialmente; 1,0% não tem capacidade de pagamento e 4% não souberam responder.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento das famílias, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor.