• 12/11/2013
Número de endividados diminui no DF

O percentual de famílias brasilienses endividadas em outubro de 2013 foi de 80,5%. Essa porcentagem equivale a 595.753 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O índice é inferior ao registrado em setembro (83,2%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

“Os dados de outubro mostram que os brasilienses têm optado por renegociar e quitar dívidas ao invés de buscar novas linhas de crédito na praça”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Porém, ele também ressalta que apesar da queda, o índice pode ter uma reviravolta nos meses de novembro e dezembro. “Os dados podem apresentar alta por conta das compras de Natal e da festa do Ano Novo. O consumidor deverá ficar atento às promoções mirabolantes para não cair na armadilha do crédito fácil e barato”, explica Adelmir.

O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 89,1% disseram estar comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 35,9% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente. Do total de endividados, 89,1% disseram estar comprometidos com a modalidade de cartão de crédito.