Média empresa é tema de debate no DF

Alavancando a Transição: De Pequena para Média Empresa foi o tema do painel que o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, participou nesta terça-feira (12) no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), no Brasil 21, em Brasília. Na opinião do presidente, faltam estudos para retratar a realidade das médias empresas brasileiras.

“Por incrível que pareça, não existem dados e estudos completos sobre qual o perfil das médias empresas. Podemos apenas estabelecer algumas relações sabendo que 91% das empresas brasileiras são micro e pequenas e que estas, representam 62% dos empregos no país. Onde estão as médias empresas? Quantas são? Qual o perfil do médio empreendedor?”, questionou Adelmir. Outra questão apontada no debate foi a falta de estímulos e benefícios para que pequenas empresas cresçam e tornem-se médias empresas. “Quando ocorre essa transição, os tributos aumentam consideravelmente”, disse Adelmir.

Também participaram do painel o gerente nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick; o Superintendente Nacional de Negócios com Médias Empresas da Caixa Econômica Federal, José Ricardo de Freitas Martins da Veiga; o presidente da CNS, Luigi Nese; o presidente da Conaje, Rodrigo Paolilo; e o secretário executivo do Simples Nacional, Silas Santiago. A moderadora do grupo foi a redatora chefe da Revista Exame PME, Maria Luisa Mendes.

Foto: Cristiano Costa