• 18/09/2023
Iphan devolve PPCUB à Seduh e discute parceria com o Sistema Fecomércio-DF

Responsável pela conservação, proteção e promoção dos bens culturais do País, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será mais um parceiro do Sistema Fecomércio-DF. O presidente da entidade, Leandro Grass, esteve com o presidente José Aparecido Freire para discutir projetos não só na área educacional, mas turística e econômica.

Durante o encontro, Aparecido agradeceu a devolução do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) à Secretaria de Habitação e Urbanismos (Seduh). O documento estava sob análise do órgão. Os próximos passos são a discussão em audiência pública e reenvio ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Na sequência, segue para tramitação na Câmara Legislativa (CLDF), onde poderá ser votado ainda este ano.

Segundo o presidente do Iphan, a proposta do PPCUB elaborada pelo governo está adequada pode seguir o rito. “Não há nenhum ponto fora da curva que desrespeite a interpretação da norma federal”, disse Grass em referências às regras de preservação do tombamento da cidade.

Importante para o desenvolvimento econômico e modernização da cidade, o PPCU é discutido há cerca de 12 anos. Para Aparecido, o avanço do projeto traz esperança e previsibilidade para o setor produtivo da capital. “Precisamos crescer respeitando as normas de tombamento da cidade, sem ferir as regras do nosso patrimônio cultural da humanidade”, frisou o presidente do Sistema Fecomércio-DF.

Quando retornar ao Conplan, o projeto será novamente analisado e terá a Fecomércio-DF como relatora da proposta. “Desde o início do PPCUB participamos ativamente das discussões nas câmaras técnicas e reuniões, defendendo sempre o desenvolvimento econômico e respeitando o tombamento. O que buscamos é segurança jurídica”, explica Ovídio Maia, representante da Federação no conselho do governo.

Parceria com o Sistema Fecomércio-DF

Segundo Grass, o Iphan tem projetos em diversas áreas, como na restauração de locais históricos e sítios arqueológicos. Alguns já estão revolucionando o turismo em suas localidades.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF disse que a expertise do Sesc, em turismo e cultura, e do Senac, em educação e capacitação, podem contribuir para o sucesso desses trabalhos.

“A parceria com Sesc e Senac será fundamental e estratégica para que o patrimônio se torne uma ferramenta de desenvolvimento da cidade, pois ele pode gerar emprego, renda, capacitação profissional e mudar a vocação de uma cidade”, disse Grass.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF se colocou à disposição para que os braços sociais do comércio executem projetos em parceria com Iphan. “Compartilhamos da mesma missão, que é de levar educação, cultura e desenvolvimento para todos”, concluiu Aparecido.