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Intenção de consumo das famílias do DF recua

A intenção de consumo das famílias brasilienses apresentou recuo em março e atingiu 126,3 pontos, contra 130 registrados em fevereiro. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela Fecomércio-DF. Mesmo com a queda de 3,7 pontos, o estudo denota um otimismo do consumidor, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.

De acordo com o presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, o terceiro mês do ano costuma ser um período de contenção de despesas. “As famílias seguraram um pouco os gastos devido às despesas já efetuadas com escola e material escolar. Além disso, muitos começaram a pagar o IPVA e o IPTU e isso também reduz um pouco a intenção de consumo”, explica Adelmir. Outro dado importante refere-se ao nível de consumo atual: 38,9% das famílias reduziram o consumo; 31,4% estão consumindo mais; e 29,7% mantiveram o mesmo nível anterior.

Na comparação anual, houve uma queda de 8,3 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. Em março do ano passado, a pesquisa havia registrado 134,6 pontos. O levantamento mostra ainda que 75,2% dos trabalhadores se sentem seguros em relação ao emprego e 70,7% dos entrevistados acreditam que o momento é favorável para aquisição de bens duráveis.

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