• 24/03/2023
Fortalecimento do turismo: Latam retoma voos diários de Brasília para Lima
Embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e presidente José Aparecido celebraram retorno da rota Brasília – Lima

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou da cerimônia de reinauguração do voo diário entre Brasília e Lima, capital peruana. A rota começa a operar novamente neste domingo (26), pela companhia Latam. Os voos haviam sido interrompidos em abril de 2020, devido ao avanço da pandemia de covid-19.

O lançamento ocorreu na Residência Oficial do Peru no Brasil, e contou com a presença do embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e dos secretários de Turismo e Relações Internacionais, Cristiano Araújo e Paco Britto.

Segundo Acurio, a rota é uma boa notícia não somente para peruanos e brasilienses, mas também para equatorianos, bolivianos e chilenos, que poderão descobrir o Distrito Federal e o Brasil. Por outro lado, os brasileiros também terão mais acesso aos países andinos.

Aparecido comemorou o retorno da rota. Segundo ele, o aeroporto de Brasília é considerado um dos melhores do Brasil, tanto pela localização central quanto pela infraestrutura. “Sem dúvida é uma medida que fortalece o turismo e a economia da nossa cidade”, disse.

O secretário Paco Britto enfatizou o empenho do governo em tornar o DF um hub internacional de passageiros e cargas. “A abertura deste voo mostra a importância que o Distrito Federal tem para fazer as ligações com os países andinos e que temos capacidade de ter voos que dão lucros a empresas. Nós somos uma metrópole e o hub de todo o Norte e Nordeste para ir a Lima”, esclareceu.

De acordo com o secretário de Turismo, a retomada da operação evidenciará o potencial turístico da capital federal. “Agora, o grande desafio é promover a nossa cidade em Lima, para que possamos atrair os peruanos a Brasília”, destacou.

“O voo reduzirá pela metade o tempo de viagem entre o Distrito Federal e a capital peruana, se comparado com um voo com conexão”, acrescentou a coordenadora de Relações Institucionais de Sustentabilidade da Latam, Ligia Sato.

Esse será o sétimo voo internacional que sai de Brasília. Antes, já era possível viajar para Lisboa, Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires e Cancún. Os voos para Lima terão duração média de cinco horas.