• 02/10/2019
Fecomércio estabelece diálogo entre produtores culturais e secretários de governo do DF

Um encontro entre secretários de governo e produtores culturais renomados de Brasília foi realizado na tarde desta quarta-feira (2), no Palácio do Buriti, por intermédio da Federação do Comércio do Distrito Federal. O objetivo foi debater assuntos como a falta de segurança jurídica, Lei do Silêncio e políticas públicas para o segmento. A reunião é fruto da criação do fórum permanente sobre os principais eventos da cidade, gerido pela Fecomércio para melhorar a interlocução entre o setor produtivo e o governo local.

O presidente da Federação do Comércio, Francisco Maia, ressaltou a importância de demonstrar em números a representatividade do segmento de eventos. “Precisamos mostrar o quanto que o setor colabora com a economia do DF, além de mostrar como ele movimenta outros setores, como o de turismo, por exemplo”, ressaltou. Ainda segundo ele é necessário realizar uma pesquisa para que o governo tenha uma atenção especial com os empreendedores dessa área. O presidente do Sindeventos-DF, Luís Otávio Rocha Neves, também participou da reunião, junto com os principais produtores da cidade.

O secretário de Economia, André Clemente, afirmou que o intuito do GDF é ouvir o setor. “Quando a gente ouve, a gente aprende”, disse. “Tenho visto a qualidade e a frequência dos eventos na cidade e me proponho a construir em conjunto um calendário, com antecedência, para abertura de diálogo” declarou. Foram apresentadas aos representantes do Executivo local as pautas prioritárias do segmento. Será marcada bimestralmente uma reunião entre governo e empresariado para tentar sanar gargalos e melhorar o ambiente de negócios na área de eventos.

Os secretários que participaram do encontro foram: secretário de Cultura, Adão Cândido; secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; secretário de Governo, José Humberto; e subsecretário de Articulação Social e do Trabalho, Valteni Souza.