• 03/03/2023
Encontro com embaixadora do Vietnã reúne cerca de 130 empresários em Brasília

Cerca de 130 empresários e dirigentes sindicais do comércio do Distrito Federal participaram da segunda edição do projeto Café com o Embaixador, realizado na manhã desta quinta-feira (2) no auditório do Sesc da 504 Sul. A embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, falou sobre a economia de seu país e detalhou as características do comércio bilateral com o Brasil. Além dela, empresários com experiência em internacionalização e um representante dos Correios deram dicas de como exportar seus produtos. O secretário de Ciência,  Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Amaral, também falou para a plateia.

Organizado pela Fecomércio-DF e pelo Instituto Jovem Exportador (IJEx), o evento busca gerar oportunidades de negócios para empresários, empreendedores e startups que desejam diversificar mercados, além de abrir espaço para networking internacional.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou a importância do comércio entre Brasil e Vietnã. Ele lembrou que, em 2022, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o comércio entre os países atingiu aproximadamente US$ 6.4 bilhões. O Brasil exportou US$ 3.4 bilhões e importou o total de US$ 2.9 bilhões do Vietnã. “Inserir os comerciantes brasilienses no mercado internacional é uma de nossas prioridades em 2023”, reforçou Aparecido.

Segundo a embaixadora do Vietnã, entre os principais produtos brasileiros importados pelo Vietnã estão rações, algodão, soja, milho, trigo, madeira, entre outros. Já a importação do Brasil de produtos vietnamitas compreende celulares, computadores, eletrônicos, veículos e peças de reposição, além de produtos do mar, calçados e produtos têxteis.

O presidente do Ijex, Ronan Pires, falou sobre as ações do instituto. Segundo ele, diversas parcerias e projetos estão em andamento com países da Ásia e da África. Entre elas com Moçambique e Angola. Ele ressaltou a facilidade em poder conversar na mesma língua com estrangeiros e destacou que a rede empresarial lusofônica está se fortalecendo. “O IJEx pretende ser uma plataforma de inclusão. Também temos a inclusão do instituto no Enterprise Europe Network (EEN), que é “uma plataforma de conexão de oportunidades de negócios e empresas brasileiras à procura de investidores internacionais”, ressaltou Pires.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF falou da relação entre as novas tecnologias e o comércio. “Não há como competir sem que a gente tenha efetivamente implementação de ciência, tecnologia e inovação. Por isso, a secretaria, bem como o governo do Distrito Federal, está à disposição para que consigamos implementar e ampliar esse projeto para que a gente consiga, efetivamente, levar nossas riquezas para fora do Brasil e conquistar novos espaços.” Declarou Gustavo Amaral.

Durante o encontro, o representante dos Correios, Rafael Bema, falou sobre o programa Exporta Fácil, serviço de entrega que alcança diversas cidades do mundo e facilita a vida comercial dos empresários, independentemente de seus tamanhos. “Exportar é para qualquer um, seja você grande ou pequeno ou grande, nós temos uma solução para as empresas de uma forma que não fique tão complexa quanto parece. As nossas modalidades, de acordo com o prazo são: o expresso com um prazo mais rápido, o standard com um prazo médio, e o econômico, para pequenos produtos”, disse Bema.

Entre os empresários brasilienses que participaram do Café com o Embaixador, estiveram Daniela Borges, da empresa Natteca, Francisco Wander, da il Caffè Ricordi, Rafaella Trida, da ArtD’ville, Samar Semaan, da Oh My Garlic, Ana Luiza Rosa, da cachaçaria Remedim, entre outros. Eles expuseram seus produtos ao público brasileiro e vietnamita e trocaram experiências de negócios com os participantes.

Clique e vejas as fotos do evento