Em live da Fecomércio, a empresária Luiza Helena Trajano fala que o momento é de inovação

Em encontro online promovido pela Fecomércio-DF, em suas redes sociais, nesta terça-feira (26), a presidente do Conselho do Magazine Luiza, a empresária Luiza Helena Trajano, comentou sobre como a inovação e a integração entre o físico e o digital podem favorecer os empreendimentos. Luiza também falou de como tem se mobilizado para ajudar os micro e pequenos negócios do País, com o projeto: Parceiro Magalu. Lá, o empreendedor vende por meio da loja da Magazine e recebe comissões. A live contou ainda com a presença do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, e com a mediação da jornalista Samanta Sallum.

Francisco Maia agradeceu a presença da empresária e contou que admira muito o trabalho realizado pela Magazine Luiza. “Estamos buscando entender o novo mundo que está se formando. Hoje, o e-commerce é um fato e a Luiza é uma das maiores entendedoras do assunto”, disse. “Com inovação e coragem, a Magazine se tornou uma grande empresa, ocupando um espaço enorme na internet. Eu vejo que muitos empresários não prestam atenção nesse ponto e acabam não se atualizando. Tenho uma preocupação enorme com esse assunto e gostaria de desafiar os empreendedores a pensarem diferente: ter uma visão do futuro, em especial, pelos tempos em que estamos vivendo. Precisamos de vozes como a da Luiza para nos ajudar”, comentou Francisco Maia.

Inovação

Em sua fala durante a live, Luiza Helena Trajano, disse que entende como é ser pequeno e depender dos resultados de uma semana para sobreviver à próxima. A empresária falou ainda da necessidade de adequação em momentos de crise. Segundo ela, é necessário que o empresário entenda o momento e procure ajuda de entidades, como a Fecomércio-DF. “É preciso ter coragem, aprender de novo. Vamos ter uma nova realidade, essa é a verdade. O mercado não vai ser o mesmo, não vai ter jeito”, disse. “Temos que enxergar esse momento como uma transição difícil, mas passível de ser superada: com procedimentos mais eficientes”, destacou.

A Magazine Luiza nasceu no físico e foi migrando para o digital. Hoje, o empreendimento trabalha com os dois modelos em harmonia: um complementando o outro. Em 2019, as vendas das lojas físicas da empresa cresceram 25%; nas digitais o aumento foi de 50%. Só em maio deste ano, as vendas tiveram um acréscimo de 40% nos sites da loja.

“Quando entramos na bolsa, nossa empresa valia R$ 4 bilhões. Foi diante dessa crise que decidimos trabalhar o digital em complemento do físico. Contudo, o mercado não acreditou na gente e a empresa chegou a valer R$ 400 milhões. Mesmo assim, nós enxergamos que daria certo”, disse. A empresária contou que foi trabalhando com a criação de laboratórios, desenvolvendo aplicativos até chegar ao modelo de hoje. “Misturamos toda a parte de tecnologia e inovação, aliados ao atendimento. Hoje temos um sistema integrado, em que o cliente pode comprar na loja digital e retirar na loja física, ou receber o produto em sua casa em até uma hora”, explicou. “Hoje, a empresa vale R$ 100 bilhões na bolsa.”

Parceiro Magalu

O projeto permite que outros comerciantes vendam seus produtos na plataforma online da Magalu, que também pode ajudar trabalhadores informais que gostariam de ganhar renda extra. Basta criar uma conta na Parceiro Magalu para que os produtos sejam disponibilizados para venda no site. Assim, mesmo em tempos onde as circustâncias impedem a abertura de seu comércio, é possível continuar faturando. “O investimento é de 3,99% por venda realizada, com uma taxa de antecipação de 0,99% ao mês. Não existe nenhuma mensalidade fixa ou taxa de adesão para usar o Parceiro Magalu. Assim, se o que você quer é somente gerenciar as suas vendas, o uso é totalmente gratuito”, explicou Luiza. Atualmente, a plataforma já conta com 30 mil vendedores.