Redes sociais :
  • Adilson
  • 20/01/2022
Correio Talks: presidente José Aparecido abre evento sobre revolução tecnológica

Os impactos da revolução tecnológica na vida das pessoas foi tema do Correio Talks: evento de tecnologia realizado pelo Jornal Correio Braziliense, com patrocínio do Senac-DF e da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF. Com transmissão ao vivo pela internet, especialistas no assunto debateram, nesta quarta-feira (19), novidades de mercado, dentre elas o 5G. Com expectativa de chegada ainda este ano no Brasil, poderá mudar a realidade de consumo e até mesmo trazer inovações para a área de saúde e mobilidade, como a produção de veículos autônomos e a realização de cirurgias à distância. Também foi abordada a questão das novas invenções: carro que muda de cor e robôs que falam diversas línguas. Essas novidades podem impactar o comércio, o consumo e o jeito de pensar da sociedade.

Diante de tantas novidades e novos jeitos de consumir, o coordenador de inovação do Senac-DF, Fábio Galvão, foi um dos palestrantes. Fábio falou sobre o futuro da educação diante da inovação tecnológica e destacou iniciativas que Faculdade Senac-DF vem tomando com vistas a suprir necessidades de mercado, como, por exemplo, fortalecer a qualificação de diversos colaboradores, para auxiliar a retomada da economia. O consultor, futurista e palestrante, Gilberto Lima Júnior, abordou o futuro do comércio, falando sobre a revolução do delivery e o consumo no mundo digital, além de novas tendências. Já o palestrante internacional e pesquisador especialista em novas tecnologias, Tony Ventura, destacou as novidades da CES Las Vegas – a maior feira de tecnologia do mundo.

Abertura
O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Intituto Fecomércio e Federação), José Aparecido da Costa Freire, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância de discussões sobre o novo momento que estamos atravessando. “Depois de 20 meses em pandemia, já notamos que a tecnologia da informação está entranhada em nossas veias. Desde que assumi a presidência do Sistema Fecomércio, tenho procurado fazer o trabalho com muita transparência; integrando as nossas instituições aos sindicatos patronais do comércio, para que eles possam acompanhar essas novas tecnologias e se reinventarem”, disse Aparecido. O presidente destacou ainda que a Faculdade Senac-DF, localizada na 913 Sul, tem cursos abertos, com valores acessíveis a toda população, voltados para a atualização do profissional às novas tecnologias e às novas formas de pensar e agir do mercado de trabalho.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, também participou do momento inicial do evento e falou que a tecnologia e inovação são, de fato, necessárias para retomada da economia. “Sempre procuramos ouvir o setor produtivo para saber o que está acontecendo de novidade na ponta. A faculdade tem essa preocupação, por isso convido a todos para conhecer os nossos cursos. A educação é o maior legado que podemos deixar para qualquer nação. O Senac tem a missão de transformar vida e fazemos isso com muito profissionalismo”, enfatizou. “Nós aprendemos muita coisa nessa pandemia e vamos aprender muito mais com a tecnologia. O mercado de trabalho teve que se renovar, do dia para a noite. Nos nossos cursos, sejam ele de graduação, profissionalizante ou de pós-graduação, o tema da inovação está presente”, disse Karine.

Palestras
O coordenador de inovação do Senac-DF, Fábio Galvão, abriu a rodada de conversas. Segundo ele, o processo de educação é fundamental para que se alcance a inovação; processo esse que passa por duas palavras importantes: necessidade e oportunidade. Outro tema abordado foi o índice global de inovação, onde os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking e o Brasil em 57º “Quando se fala em futuro de uma nação é fundamental falar em pesquisa, desenvolvimento e educação. Nossas empresas precisam disso”, explicou. “Entre os pilares da inovação estão o conhecimento, qualificação e criação. O Senac auxilia na questão do conhecimento e da qualificação. Nosso modelo pedagógico parte da experiência, na qual se aprende fazendo e analisando o próprio fazer, por meio de atividades que buscam articular a realidade do mundo do trabalho com as experiências do aluno”, destacou.

Nos últimos três anos, o Senac formou mais de 41,5 mil profissionais para o mercado de trabalho do DF nos cursos profissionalizantes e de ensino superior. Só em 2021, foram 17,5 mil qualificações, no auge da pandemia no Brasil. Só na área de TI, o Senac-DF formou 7 mil alunos nos últimos três anos. “Temos uma oportunidade, o mercado está demandando, se formamos mais profissionais, no futuro a população estará muito bem empregada”, explicou Fábio.

O consultor e futurista, Gilberto Lima, falou sobre a hegemonia de poder concentrada nas grandes empresas de TI e o impacto da mudança tecnológica em todos os segmentos da vida. “A biotecnologia já forma mercados gigantes, com impressão até de pele humana, por exemplo. Vimos em 2020 a nova corrida espacial, dando uma amostra que o mundo está mudando. Em 2024 existe uma previsão de 10 milhões de voos diários de drones, o que impactará o delivery, a logística e o modo de consumir. As vendas online já são maiores do que as de shoppings”, ressaltou. Sobre o 5G, Gilberto falou que a velocidade da internet vai garantir cirurgias robóticas à distância, realidade aumentada e revolucionar toda uma cadeia produtiva.

O palestrante internacional e pesquisador especialista em novas tecnologias, Tony Ventura, destacou as novidades da CES Las Vegas – a maior feira de tecnologia do mundo. “Há muitas oportunidades no mercado, só é preciso estar antenado no que está acontecendo. Existem essas tecnologias, que podem parecer absurdas, como um carro que muda de cor, ou um robô que fala todas as línguas do mundo, mas trazendo isso para a nossa realidade, pode transformar o seu negócio. Se atualizar é importante para ter cases de sucesso, para tomar decisões acertadas”, disse.

Para assistir o evento completo, basta acessar o link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sllp6Rdmguw

Ascom Senac
Texto: Daniel Alcântara
Foto: Carlos Vieira/CB

Pular para o conteúdo