Copa deve gerar 47,9mil empregos no turismo

A Copa do Mundo de Futebol da Fifa deverá gerar um fluxo de 3,6 milhões de turistas no Brasil, segundo analise do Ministério do Turismo. Para atender a esse aumento no fluxo turístico a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que será necessário ampliar em 47,9 mil a oferta de emprego entre os meses de abril e junho.

Esse número equivale a 38,1% das 125,8 mil vagas criadas no País em todo ano de 2013 e a 35,2% das vagas para 2014. Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, essa é uma oportunidade única para se conseguir um lugar no mercado de trabalho. “A Copa do Mundo trará muitas vantagens ao País, uma delas é o aquecimento na área de turismo e comércio. Para evitar o gol contra, no entanto, será necessário atender bem os turistas e oferecer um serviço de qualidade. Quem sabe, assim, o ano de 2014 nos surpreenda positivamente. Essa é a aposta”, explica Adelmir Santana.

Ainda de acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o serviços de alimentação oferecidos em bares e restaurantes devem responder pela maior parte da geração do emprego durante a Copa do Mundo (16,1 mil vagas). Em seguida, devem vir os serviços de transporte de passageiros, com previsão de abertura de 14 mil empregos no Brasil.