Comércio tem alta nos postos de trabalho

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta- feira (28) apontou que os setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram aumento nos postos de trabalho em julho quando comparado com junho. Segundo a análise realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pela Secretaria de Trabalho do DF, os segmentos de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas tiveram um aumento de 1,7% nos empregos. Já o setor de Serviços teve uma leve alta de 0,6%.

Por outro lado, registrou-se uma redução nos postos de trabalho nos setores da Indústria de Transformação (-2,1) e no subsetor de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social de (- 1,0%). O DF atingiu uma taxa de 12,1% no índice de desemprego em julho deste ano. São 177 mil desempregados no DF, mil a mais do que em junho.

“Ainda que seja um número alto, não se vê a possibilidade de agravamento do desemprego no DF. A quantidade de empregos nos segmentos de comércio e serviços cresceu relativamente bem em relação aos outros, porém se esperava mais dos setores”, explica o assessor econômico da Fecomércio-DF, José Eustáquio. Ele lembra também que o a crise da economia, em especial a variação cambial, não afeta imediatamente e diretamente o comércio, como ocorre com outros segmentos.

Foto: Cristiano Costa