Comércio do DF registra alta no mês de março

As vendas do comércio brasiliense registraram leve alta de 2,44% em março na comparação com fevereiro e as vendas do setor de serviços tiveram aumento de 3,80%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, diz que o resultado decorre das liquidações feitas com a troca de estação. “Muitas lojas fazem liquidação por conta da passagem do verão para outono, além disso, a maioria das famílias terminou de pagar os débitos relacionados à educação dos filhos e alguns gastos remanescentes das festas de final de ano e férias. Dessa forma, os brasilienses tiveram a oportunidade de gastar com outras despesas”, explica Adelmir Santana. Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou retração de 0,43% no contingente em comparação com fevereiro.

O setor de serviços, contudo, apresentou alta de 2,49% no número de postos de trabalho. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito se destacou em ambos os setores.

No comércio, a modalidade respondeu por 47,40% das vendas. No setor de serviços, o cartão de crédito foi responsável por 53,24% das compras. Foram consultadas 679 empresas, sendo 575 do comércio e 104 de serviços.

Foto: Cristiano Costa