Comércio do DF apresenta estabilidade

As vendas do comércio brasiliense registraram uma pequena queda de 0,03% em outubro de 2013 na comparação com setembro. Já no setor de serviços, houve alta de 2,43% nas vendas. No acumulado do ano, de janeiro até outubro, observa-se uma expansão de 1,80% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio do DF.

O resultado positivo em serviços foi puxado pelo segmento de Salão de Beleza, que teve alta nas vendas de 7,95%. Já o leve declínio no índice do comércio mostra que apesar da celebração do Dia das Crianças em outubro, os consumidores estavam mais precavidos. “Os brasilienses estão mais endividados e se organizando para gastar, sobretudo, no final do ano, com as festas e presentes típicos da época”, diz o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em outubro, na comparação com setembro, os segmentos de: Floricultura (27,85%); Calçados (6,74%); Óticas (6,16%); Lojas de Utilidades Domésticas (6,14%); Vestuário (3,75%); Autopeças e Acessórios (0,86%) e Livraria e Papelaria (0,80%). As principais quedas ocorreram nos segmentos de: Informática (-7,65); Tecidos (-4,65%); Mercado e Mercearia (-2,95%); Farmácia e Perfumaria (-0,85%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-0,75%).

Foto: Cristiano Costa