• 10/01/2014
Cesta básica fica mais cara no Brasil, segundo Dieese

O valor da cesta básica no Distrito Federal aumentou 4,99% em 2013, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9), pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). De acordo com a pesquisa, o valor da cesta teve alta nas 18 capitais pesquisadas. Só em dezembro, houve elevação do valor da cesta em 15 cidades. As maiores altas foram registradas em Goiânia (7,95%) e Florianópolis (7,86%).

Entre os produtos da cesta básica, leite, farinha de trigo, banana, pão francês e batata tiveram aumento em todas as regiões do país em 2013, segundo o Dieese. Já o óleo de soja foi o único produto da cesta que teve o preço reduzido nas 18 capitais pesquisadas. O tomate, apontado como o grande vilão da inflação no início de 2013, teve aumento em cinco capitais do País.