• 02/10/2023
Campanha pela participação nas eleições para conselhos tutelares aumenta índice de votação em 50%

Com aumento de 50% no índice de votação para conselhos tutelares, as eleições realizadas no domingo (1º) tiveram um acréscimo no número de eleitores que foram às urnas. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o percentual de votantes passou de 8% para 11% da população. No total foram contabilizados 232 mil neste ano – 76 mil a mais que em 2018.

O Sistema Fecomércio-DF foi uma das entidades que participaram da campanha para incentivar o voto do brasiliense no pleito não obrigatório organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e pelo TRE-DF. Por orientação do presidente José Aparecido Freire, foram afixados cartazes em todas as unidades do Sesc-DF, Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF e na sede da Federação.

Um vídeo do presidente do Sistema Fecomércio-DF convocando colaboradores, empresários e trabalhadores do comércio para participaram das eleições reforçou a campanha. “Ficamos muito felizes com o resultado e acreditamos que nossa contribuição ajudou, juntamente com diversas instituições de outros segmentos que também contribuíram, a aumentar a participação dos brasilienses nas eleições. Esperamos que esse momento fique marcado na memória para que possamos aumentar ainda mais o percentual de votantes daqui a quatro anos”, disse Aparecido.

“Foi um aumento muito significativo de participação. Quero agradecer toda população do Distrito Federal. Estamos felizes por mais um trabalho realizado com responsabilidade. Agradeço também todo trabalho unido da equipe de servidores, da Justiça Eleitoral e das Forças de Segurança para que a eleição chegasse ao fim com muita responsabilidade. Essa apuração foi feita de forma transparente com a participação dos candidatos, da sociedade civil e da imprensa para mostrar a lisura e seriedade do processo. Obrigada e parabéns aos eleitos”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

O voto não era obrigatório, mas a população brasiliense participou ativamente do processo de votação, que teve aumento da adesão em 50%.  “Parabéns aos candidatos que participaram e os eleitos. Continuem em campanha em favor da proteção das crianças e dos adolescentes. Nas últimas eleições tivemos pouco mais de 155 mil votos de eleitores que prestigiaram as eleições. Houve um momento de mais 50% nestas eleições com 232 mil pessoas que votaram. Agradecemos a população do DF que entendeu a importância desses conselheiros”, avalia o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.

Os novos integrantes do Conselho Tutelar terão mandato durante o quadriênio 2024/2027. O resultado oficial será publicado na edição de terça-feira (3) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).