• 21/01/2022
Brasília Iluminada chega ao fim com quase 100% de satisfação do público

O Brasília Iluminada chegou ao fim na quarta-feira (19) com altíssimo índice de aprovação por parte do público e dos vendedores ambulantes que trabalharam durante os 29 dias de evento. Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que 98,24% dos entrevistados apoiam e consideram o projeto relevante para a cidade. Quando questionados se voltariam no ano seguinte, 91,2% disseram que sim.

Divididos em três categorias (público em geral, público do Sistema S e trabalhadores autônomos), os entrevistados deram subsídios para o monitoramento e avaliação do projeto, que recebeu até 50 mil pessoas por dia, movimentou a economia local e se estabeleceu em sua segunda edição como novo conceito de evento natalino na capital do País.

A satisfação do público geral bateu a marca dos 94%. O show de luzes foi o que mais chamou atenção dos frequentadores (55,21%), seguidos dos shows e apresentações (21,62%) e da variedade de comidas e produtos ofertados pelos vendedores ambulantes (11,20%).

A pesquisa também coletou sugestões de melhorias para a próxima edição. Aumento na quantidade de banheiros foi a principal delas (23,08%), além de estacionamentos mais próximos (21,98%), incremento na infraestrutura (21,43%) e áreas cobertas (14,29%) para proteção da chuva.

Serviços Sesc e Senac
Durante os nove dias de atendimento, as carretas do Sesc e Senac ficaram estacionadas próxima ao Museu Nacional da República. Foram realizados 1.090 atendimentos em diversas áreas, como odontologia, saúde da mulher, corte de cabelo, oficinas de moda sustentável, maquiagem, design de sobrancelhas, produção de cupcake e biscoitos natalinos, além de jogos digitais da carreta da informática.

Para 88,46% do público do Sistema S, os serviços ofertados pelas carretas do Sesc e do Senac atenderam as suas necessidades com excelência. Mais da metade (57,85%) disse ter levado alguém da família para ser atendido. O serviço mais procurado foi corte de cabelo (29,48%), seguido de odontologia (26,29%) e saúde da mulher, com ginecologia/mamografia (19,52%).

Os frequentadores também deram sugestões para novos atendimentos. Pediatria (28,76%) foi o mais citado, seguido de oftalmologia (20,92%) e psicologia (9,80%). A qualidade do atendimento foi satisfatória para 84,38% dos entrevistados.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, diz que a pesquisa tem grande valor para a entidade. “Esse levantamento de dados revela o que a população está mais precisando neste momento. Vamos trabalhar pela manutenção e melhoria dos nossos serviços, já que neste ano temos um cronograma com 12 visitas a diferentes cidades do Distrito Federal que irão receber nosso projeto Fecomércio Perto de Você”, acrescenta Freire.

Vendedores ambulantes
Uma importante categoria do comércio garantiu suporte à população que visitou o Brasília Iluminada. Sem os vendedores ambulantes, a Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV e a Praça do Cruzeiro não teriam sido palco ideal de contemplação da beleza e do espetáculo de luzes. Graças a esses autônomos, o público teve acesso a todo tipo de alimentação, além de brinquedos e souvenirs.

Com média de vendas na faixa de R$ 460, quase 32% dos ambulantes entrevistados contrataram mão de obra extra para ajudar nas atividades. Isso significa que geraram renda para seu sustento e movimentaram a economia local durante esse período. Para a vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes (Sindvamb), Cristiane Carvalho, isso demonstra que a categoria avança em sua organização e comprova sua importância na participação de grandes eventos.

“Essa parceria com o GDF é imprescindível para a geração de emprego e para a economia do DF. Sem esses autônomos, a festa não teria tido o sucesso que teve. Por isso lutamos cada dia mais para formalizar esses trabalhadores e participar da organização dos eventos desde a sua concepção. Precisamos sempre estar inseridos no planejamento do GDF para todas as festas realizadas no Distrito Federal”, explica Cristiane.

Apoio do Sistema Fecomércio
Antes do início evento, o Sistema Fecomércio-DF garantiu suporte para organização e capacitação dos ambulantes. Além das tendas que formaram a praça de alimentação, totalizando um espaço de mil metros quadrados, Sesc e Senac deram apoio com cursos de gestão aos comerciantes, atendimento aos clientes, manipulação e estoque de alimentos, além de cuidados com a parte elétrica par evitar acidentes e incêndios.

Durante os dias de festa, o público que frequentou o local pôde escolher entre diversas opções de comida, como churrasco, acarajé, crepe, pizza, pastel, cachorro-quente, hamburguer, bebidas e diversas guloseimas doces para o delírio da criançada.