• 25/09/2023
Alunos do Senac-DF entram na corrida pelo prêmio de melhor prato típico com a tutoria de chefs da América Latina e Caribe

Alunos do curso de Gastronomia do Senac-DF terão um incremento cultural na grade curricular a partir de outubro. Chefs internacionais indicados por integrantes do Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac) entrarão em sala de aula para ensinar receitas típicas de suas regiões e expandir os sabores da culinária estrangeira na capital federal.

Batizado de Paladar Internacional, a primeira edição do projeto se encerra em novembro, durante uma competição digna de reality show. Nela os aprendizes reproduzirão os pratos para jurados ilustres em um grande evento realizado no moderno espaço gastronômico do Senac-DF, localizados no Pátio Brasil.

A ideia é ir além das delícias já conhecidas e incorporadas ao dia a dia dos brasileiros, como guacamole (México), ceviche (Peru) e empanadas (Argentina), por exemplo. Pratos como ropa vieja (Cuba), keri-keri (Aruba), arepas (Colômbia), chivito (Uruguai), pupusa (El Salvador) e tantos outros terão espaço garantido no festival de sabores.

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF), os detalhes do projeto foram divulgados nesta terça-feira (19) durante uma reunião na sede da Fecomércio-DF. O encontro contou com presença de 15 representantes de embaixadas, entre eles embaixadores, conselheiros e ministros.

O vice-presidente administrativo da Federação, Hélio Queiroz, representou o presidente do Sistema Comércio no DF, José Aparecido Freire. A reunião contou ainda com a presença do secretário da Serinter-DF, Paco Brito, do coordenador do Grulac e embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo, do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar-DF), Jael Antônio da Silva, e da chefe de gabinete da Fecomércio-DF, Caetana Franarin.

Queiroz destacou que parceria visa expandir a cultura de outros países no DF e aproximar representantes estrangeiros do setor produtivo. “O projeto que chegou até nós por meio da Serinter-DF tem grande potencial de fomento do cenário gastronômico da cidade ao permitir que os alunos entrem para o mercado de trabalho com a experiência adquirida nas salas de aula do Senac-DF”, afirmou o diretor.

O presidente do Sindhobar-DF sugeriu a entrega de prêmios também aos chefes internacionais como forma de agradecimento pela parceria. Jael disse ainda que pedirá a empresários do setor para que insiram as melhores receitas no cardápio de seus restaurantes. “Essa estratégia reforça o objetivo de enriquecer nossa própria cultura com o apoio dos países amigos e fortalece nosso projeto de consolidação do cenário local coma o terceiro maior polo gastronômico do país”, disse.

Paco Brito agradeceu aos embaixadores que abraçaram a ideia do Paladar Internacional. Ele lembrou que durante suas visitas às embaixadas faz questão de frisar a necessidade de fortalecimento do intercâmbio cultural para além das transações comerciais. “O Governo do Distrito Federal está muito honrado em promover a aproximação da comunidade diplomática com a população das nossas cidades por meio da disseminação de suas culturas”, destacou.

O coordenador do Grulac destacou o potencial educativo do projeto ao dizer que a gastronomia revela aspectos como miscigenação e evolução cultural de diferentes povos e regiões. “Através do Paladar Internacional, poderemos mostrar ao povo brasileiro a diversidade culinária de uma região que, por sua vez, incorporou em sua culinária nativa a influência de outras culturas que interagiram com a América Latina e o Caribe”, avalia Curbelo.