• 01/03/2023

No próximo sábado (4) começa a temporada 2023 do projeto Fecomércio Mais Perto de Todos no Distrito Federal. E para celebrar o início da iniciativa, representantes das administrações regionais participaram nesta terça-feira (28) da solenidade para assinatura do termo de parceria, durante encontro promovido na unidade do Sesc-DF na 504 Sul. A ação social é uma realização do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF) e já atendeu quase 50 mil pessoas, com serviços gratuitos e essenciais em diversas áreas.

Abertura oficial do projeto Fecomércio Mais Perto de Todos reúne representantes das Administrações Regionais. Foto: Kléber Lima

Além dos administradores das RAs, também participaram do encontro autoridades, parlamentares, sindicatos e representantes do setor produtivo. O presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, José Aparecido Freire, participou da abertura e destacou a importância da continuidade do projeto. “Trata-se de uma ação que atende todas as pessoas com serviços essenciais de saúde, bem-estar e lazer aos participantes. Essa é uma iniciativa que acontece graças aos esforços das instituições que compõem o Sistema Fecomércio-DF, além da importante e efetiva colaboração dos diretores e conselheiros”, ressalta Aparecido.

A 1ª edição de 2023 com serviços itinerantes será realizada na cidade do Riacho Fundo I. O evento acontece das 9h às 16h, no próximo sábado, dia 4 de março, em frente à Administração da cidade, localizada na Ac 3 Cln 7 Bl A B, s/n,  Riacho Fundo I.

Foram três​​ ações em 2021 e 9 ações em 2022. Em dois anos o projeto atendeu cerca de 50 mil pessoas no Distrito Federal

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, explica que o evento se tornou uma marca social do sistema, pois permite levar a população, de forma integral, os principais serviços da entidade. “A demanda por esses serviços sociais aumenta a cada dia que passa. Atingimos quase 50 mil atendimentos e sabemos que tem muito mais por vir. Estamos dispostos a trabalhar para cada vez mais, estar em todas as regiões do DF”, destaca Valcides.

Durante a abertura oficial foi apresentado o calendário com os destinos de onde a ação social estará ao longo do ano. No dia 4 de março, a primeira cidade beneficiada será o Riacho Fundo I. No mês seguinte, no dia 1 de abril, será a vez de São Sebastião. Em maio, dia 6, a população atendida será da Vila Planalto. Já no dia 5 de agosto quem receberá o projeto é a cidade do Sol Nascente/Por do Sol. Em setembro haverá Fecomércio Mais Perto de Todos no dia 2, em Arapoangas/Planaltina. Encerrando os atendimentos do ano, o projeto estará no Varjão, no dia 7 de outubro. Veja calendário abaixo:

​LOCAL​DATA
​Riacho Fundo I​4 de março
​São Sebastião​1 de abril
Vila Planalto​​​6 de maio
​Sol Nascente/Por do Sol​​5 de agosto
​Arapoangas/Planaltina​2 de setembro
​​Varjão​7 de outubro

Ação no Riacho Fundo I

A programação contará com corte de cabelo, orientações jurídicas, oficinas de moda e de gastronomia, colocação de DIU, vacinação contra Covid, atendimentos odontológicos e muito mais. A estrutura reúne, ainda, diversas carretas do Sesc-DF e do Senac-DF que integram o circuito de atividades, além de tendas com atrações culturais e entretenimento.

LEIA MAIS: ​​A 1ª edição itinerante do evento será realizada no sábado (4), no Riacho Fundo I

O administrador regional do Riacho Fundo I, Fernando Siqueira Guimarães agradeceu a parceria e disse que os atendimentos serão muito importantes para a região. “É uma honra ser a primeira cidade a receber o projeto. Serão diversos serviços de suma importância para nossa população. Será uma infinidade de atividades que engrandecerá nossa cidade”, disse.

Mais sobre o Projeto

O projeto, que se chamava Fecomércio Perto de Você, agregou diversos serviços e a partir deste ano será chamado de ‘Fecomércio Mais Perto de Todos’.

“O intuito da mudança de nomenclatura é para que a população entenda que as atividades e serviços oferecidos englobam a todos, sobretudo as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes não têm condições de custear serviços como os de odontologia e as consultas médicas, por exemplo, além de proporcionar serviços essenciais, atividades de bem-estar e lazer aos participantes”, disse o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire.​

Foram três​​ ações em 2021 e 9 ações em 2022. Em dois anos o projeto atendeu cerca de 48 mil pessoas no Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação do SESC/DF
Texto : José Egito