• 17/05/2023
Vice-governadora Celina Leão anuncia GT para fomentar economia criativa no DF

O fomentou à economia criativa no Distrito Federal ganhou força nesta semana após a vice-governadora Celina Leão anunciar a criação de um grupo de trabalho (GT) com integrantes do GDF, Fecomércio, Sebrae, Universidade Católica de Brasília (UCB) e entidades que atuam neste setor.

Segundo a vice-governadora, serão definidas metas concretas para dar suporte e incentivo à economia criativa em todo o DF, com apoio das secretarias de Cultura, Turismo, Esporte, Fazenda, entre outras.

O anúncio foi feito durante uma reunião realizada no Palácio do Buriti, na segunda-feira (15), com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, do presidente da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF e seu vice, Pedro Affonso Franco e Reinaldo Gomes, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

O professo da UCB, Alexandre Kieling, também esteve presente. Ele é responsável pela pesquisa feita em parceria com a Fecomércio-DF, Setur, Secec, FAP-DF, Sebrae e CLDF, intitulada Panorama da Economia Criativa no DF. A segunda fase dos estudos mostrou, em abril deste ano, que há 90 mil agentes criativos atuando em diversas áreas,  como arquitetura, educação, eventos, inovação, publicidade e gastronomia. Só no ano passado, a economia criativa movimentou cerca de R$ 9 bilhões no DF.

“O Distrito Federal saiu na frente ao investir nessa pesquisa, que é uma das principais ações para se construir políticas públicas com eficiência. Fomos a primeira Federação do Comércio do País a criar uma Câmara Empresarial para tratar desse tema. Agora teremos detalhes sobre dimensão e a importância desse segmento”, disse Aparecido.