• 20/09/2022
Vendas no Dia das Crianças devem subir 19,5% e injetar R$ 180 milhões no comércio

O Dia das Crianças deste ano promete aquecer as vendas no comércio do Distrito Federal. Pesquisa sobre a expectativa de compra e vendas mostra que lojistas e consumidores estão otimistas com a data. De acordo com o Instituto Fecomércio-DF, responsável pelo estudo, 72,9% dos empresários acham que as vendas serão melhores que no ano passado – o índice quase que dobrou (37,75% em 2021). Com isso, espera-se um aumento de 19,5% nas vendas e a injeção de R$ 180 milhões na economia local. O valor médio que cada empresa deve movimentar chegou a R$ 106 mil.

Os consumidores entrevistados projetaram aumento de 42,8% no valor do ticket médio. Enquanto em 2021 os gastos com presente ficaram em torno de R$ 127,96, este ano pretendem desembolsar pelo menos R$ 182,76. As mulheres, neste quesito, são um pouco mais generosas que os homens. Enquanto o preço médio da compra feminina chega R$ 187,32, os homens pretendem gastar R$ 172,68.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a data já reflete o cenário positivo esperado para o segundo semestre do ano. “É nesse período que temos as principais datas para o comércio. O Dia das Crianças, depois do Dia dos Pais, dá sequência a essa temporada de crescimento nas vendas de fim de ano, que culminam com a Black Friday e o Natal. É bom destacar que, aqui no DF, a confiança dos empresários do comércio vem subindo desde março”, avalia Aparecido.

Tradicionalmente, os produtos preferidos para presentear as crianças são os brinquedos, com 32,3% da intenção de compra. Em seguida estão vestuário e acessórios (23%), calçados e acessórios (15,2%), tortas/doces/bombons (11,8%) e eletroeletrônicos (6,5%).

A maioria das compras deve ser feitas em shoppings, com 45,2% das intenções, segundo os consumidores. Em seguida, as lojas de rua (29,4%), camelôs/feiras (15,8%, internet (5,5%) e lojas de departamento (4,1%. A maioria pretende fazer as compras no período da tarde (57,2%); seguido pela manhã (23,3%) e pela noite (19,5%). No quesito dia, o preferido é o sábado, com 36,7%; seguido pela sexta (23,48%); e domingo (19,13%).

Segundo 48,86% dos entrevistados, os descontos oferecidos na última compra farão com a loja seja novamente escolhida para a data. É o chamado índice de recompra, que faz com que o consumir retorne ao estabelecimento. Já o contrário, que afasta o consumidor da loja, é o índice de rejeição. Neste cenário, o preço alto é o fator preponderante (45,32%).

Lojistas
A expectativa do ticket médio por parte dos comerciantes foi de R$ 186,45, registrando um aumento de 37% em relação ao valor de 2021, medido em R$ 135,92. A maioria dos lojistas (65,9%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas, destacando-se a diversidade de produtos (25,52%) e a vitrine temática (19,4%). Cerca de 90% indicaram que irão manter os preços dos produtos em relação ao ano passado. A expectativa média entre aqueles que farão reajuste é 8,94%. O principal motivo para aumento dos preços é o repasse aos fornecedores (86.3%)

Metodologia
Os dados da Pesquisa sobre Intenção de Compras e Expectativa de Vendas no Comércio Varejistas do DF foram coletados entre os dias 8 e 18 de agosto de 2022. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação, resultando em uma amostra de 514 respondentes. Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 502 empresas de diferentes segmentos

Dia dos Pais
Pesquisa pós-vendas realizada pelo Instituto Fecomércio-DF mostrou que as  vendas realizadas durante do Dia dos Pais se concretizaram conforme a expectativa de 72% dos lojistas entrevistados. Sobre o faturamento, 51% dos lojistas entrevistados informaram que as vendas foram maiores em relação ao concretizado no ano passado. Outros 43,8% disseram que foram iguais, e apenas 5,2%, menores.

Comparando com a expectativa para a data, houve uma piora de -11,9% no indicador de vendas maiores ao efetivamente vendido no ano anterior (62,9% de expectativa e 51% realizado). Sobre a expectativa geral de crescimento de vendas em relação ao efetivamente vendido em 2021, a expectativa média era de +21,5%, e o realizado foi de +12,8% (variação negativa de -8,7% com relação ao esperado).

Sobre os preços das mercadorias, 92% dos lojistas entrevistados indicaram que os mantiveram no período da data comemorativa, em relação ao preço adotado para as mercadorias no Dia dos Pais de 2021; 8% aumentaram e nenhum (0%) diminuiu. Para aqueles que indicaram aumentar os preços, esse aumento ficou na casa dos +8,4%.