• 22/02/2022
Veja como funcionará o comércio durante o carnaval

A Fecomércio-DF informa que os shoppings e o comércio de entrequadra irão funcionar normalmente no sábado, domingo e segunda-feira de carnaval, dias 26, 27 e 28 de fevereiro. Na terça-feira de carnaval (1º de março), as lojas estarão fechadas. Elas reabrem na quarta-feira de cinzas (2) pela manhã. As informações são do Sindivarejista.

Bares, restaurantes e supermercados abrem normalmente durante todo o período, segundo o Sindhobar e o Sindsuper.

Na terça-feira de carnaval, o funcionamento das farmácias será facultativo, menos para aquelas que estiverem na escala de plantão 24 horas. Nos demais dias, o funcionamento será normal, informa o Sincofarma.

Já a feiras do DF funcionam normalmente no fim de semana, fechando as portas na segunda-feira e na terça-feira.  As únicas com o funcionamento ininterrupto são o Ceasa e a Feira do Produtor da Ceilândia, de acordo com o Sindifeira.

Para óticas, papelarias e comércio varejista de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas, representados pelos Sindióptica, Sindipel, Sindigêneros, além das empresas inorganizadas em sindicatos, o trabalho na segunda-feira de carnaval poderá ser negociado. Apesar de não ser feriado, será comemorado o Dia do Comerciário, de acordo com as respectivas convenções coletivas de trabalho (CCT).

O empregado não dispensado pelo empregador para participar da comemoração na segunda-feira terá remuneração dobrada ou um dia de folga. O empregado que faltar ao trabalho não sofrerá punição disciplinar, mas ficará sujeito aos descontos na remuneração. Já na terça-feira, as empresas terão de dispensar os empregados durante todo o expediente.