• 01/11/2023
Sesc e Senac de todo o Brasil trarão diversidade cultural para o Salão Nacional do Turismo

Sesc e Senac estarão presentes em Brasília, entre os dias 15 e 17 de dezembro, para mostrar o potencial turístico e a diversidade cultural brasileira durante o Salão Nacional do Turismo. Organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mobilizou federações de 26 estados e do Distrito Federal para divulgar os atrativos de cada região do país ao público interno e externo.

As unidades do Sesc ficarão responsáveis pela programação cultural e trarão para Brasília artistas que traduzam a identidade de cada povo. Já as unidades do Senac montarão seus estandes com oficinas gastronômicas de pratos típicos de cada região.

Nesta quinta-feira (26), o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, fizeram uma visita para conhecer as instalações do evento – a Arena BRB, no Estádio Nacional Mané Garrincha, cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). No local será montada uma estrutura de 25 mil m², que contará com diversos expositores e parceiros de diferentes áreas, como também agricultura familiar e artesanato.

Representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros, Aparecido destacou a importância do Salão Nacional do Turismo. ‘Trabalhar pelo desenvolvimento do turismo é também trabalhar pelo crescimento do nosso país. E é isso que os departamentos nacionais e regionais do Sesc e do Senac fazem em todo o Brasil. Temos certeza de que essa parceria com o MTur trará grandes resultados ao concentrar e conectar todos as unidades da Federação na capital federal”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-DF.

O ministro ressaltou que o evento será uma vitrine dos atrativos do Brasil. “Será uma ótima oportunidade para mostrar todo o potencial turístico do nosso país, tanto para os turistas internos, quanto para os que vêm de fora conhecer nossas belezas naturais, culturais, gastronômicas, históricas”. Sabino ainda lembrou do potencial do turismo em movimentar a economia local com geração de emprego e renda. “Serão diferentes segmentos turísticos presentes em nossa Feira, o que garante uma movimentação econômica para cidade e para o Brasil”, concluiu.

O diretor geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, enfatizou a importância para as duas instituições estarem presentes: “O Sesc é pioneiro no turismo social, que democratiza o acesso aos comerciários e desenvolve regiões; o Senac é a força da educação profissional neste setor importante da economia.”

Participaram da visita os diretores regionais do Sesc-DF e Senac-DF, Valcides Araújo e Vítor Corrêa, a chefe de gabinete da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi, e o CEO da Arena BSB, Richard Dubois.