Senac-DF reúne empresários em uma experiência gastronômica e mostra a força da qualificação profissional

Empresários, presidentes de sindicatos do comércio e formadores de opinião participaram na noite desta sexta-feira (26) do Senac Chef Experience, no Espaço Renata La Porta, no Lago Sul. Foi uma experiência gastronômica de aproximação, com o objetivo de fomentar esse segmento fundamental para a economia e para o turismo da capital do País. Os convidados puderam “colocar a mão na massa” e preparar o próprio jantar, com auxílio da chefe Renata La Porta e de instrutores do Senac-DF. No cardápio, estava um purê de mandioca com bobó de camarão.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, disse que a gastronomia é um dos atrativos para o turismo e para geração de emprego e renda na cidade. A ideia do evento, segundo ele, foi reunir a base da Federação e mostrar o trabalho do Senac em prol da gastronomia. “O Senac tem a sua importância para a qualificação profissional em diversas áreas e vem se destacando e melhorando a cada dia. O setor de bares e restaurantes é muito importante e temos trabalhado para fazer com que Brasília vire rota do turismo e da gastronomia. Acredito que esses eventos incentivam essas áreas econômicas tão importantes”, informou.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, explicou que 6 alunos do curso de garçom e 6 instrutores do Senac da área de gastronomia participaram do evento, misturando a teoria com a prática, com o objetivo de formar profissionais capacitados para o mercado. “É um evento muito importante, sendo que a gastronomia é um dos nossos diferenciais. Hoje, Brasília é o terceiro polo gastronômico do País e isso faz muita diferença em um momento que estamos retomando a economia. Nossos alunos fazem a diferença para alavancar não só esse segmento, mas também outros que fazem a diferença na capital do País. Gastronomia é experiência, e hoje queremos mostrar isso, com apoio da chefe Renata La Porta, uma grande parceira do sistema”, disse.

Entre os convidados, diversos presidentes de sindicatos da base da Fecomércio estavam presentes. Entre eles, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar-DF), Jael Antonio da Silva. Ele destacou que a integração é fundamental para a retomada da economia. “Estamos em um momento em que essas entidades estão voltadas ao relacionamento os empresários. Com esse objetivo, nada melhor do que se reunir e comer bem. Incentivar a gastronomia da nossa cidade é essencial. Precisamos de mais ações como essa: para alavancar o turismo da nossa cidade”, explicou Jael.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo Silva, também esteve presente e falou do processo de evolução do Senac-DF. “O Senac vem acompanhando a evolução da gastronomia. O que mais me impressiona é o caminhar acelerado do Senac rumo à evolução e à tecnologia, com o objetivo de entregar para toda a sociedade profissionais plenamente capacitados, com capacidades técnicas e emocionais para acompanhar a evolução da gastronomia em todo o País”, ressaltou Valcides.

O diretor do Instituto Fecomércio-DF, Alváro Júnior, falou que a experiência da noite foi muito inovadora. A chefe Renata La Porta agradeceu a presença de todos e disse que foi uma noite muita divertida e proveitosa para o setor de gastronomia.