• 15/09/2022
Senac-DF inaugura novo espaço gastronômico no Pátio Brasil

O Senac-DF inaugurou na noite desta terça-feira (13) um espaço gastronômico, localizado no Pátio Brasil Shopping, na Praça de Alimentação do centro comercial. Um local com 415m² que oferecerá cursos de gastronomia, no período matutino, vespertino e noturno. Na cerimônia, também foram entregues novos equipamentos e utensílios que serão utilizados por alunos e instrutores. São 29.266 mil materiais, adquiridos por meio de licitação, entre eles: panelas, pratos, talheres, formas, entre outros. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido, falou da emoção em poder renovar todo o material para uma área tão importante para o comércio da cidade, podendo, assim, preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho.

“O setor gastronômico é fundamental para a economia, para o turismo e para a cultura, com a geração de renda, emprego e valor agregado”, disse José Aparecido. “Hoje, um dos principais gargalos para que os bares, restaurantes, padarias e lanchonetes decolem e obtenham sucesso é a falta de mão de obra qualificada. É aí que entra o Senac: nossa missão é oferecer educação profissional acessível e de excelência. É necessário agir e contribuir com a transformação do mercado. É exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje com a entrega de 29 mil itens para equipar e modernizar todas as nossas salas”, explicou.

O diretor regional interino do Senac-DF, Vitor Corrêa, falou do prazer imenso em inaugurar o espaço no Pátio Brasil e renovar os utensílios de gastronomia. “Estamos vivendo um momento que muita gente achava que não chegaria. Agora temos um espaço em um shopping importante e moderno. Teremos aula teórica e prática. Ao mesmo tempo que entregamos essa parceria com o Pátio Brasil temos o resultado de um esforço de mais de 4 anos dessa casa para renovar os utensílios em sala de aula. São mais de 29 mil itens que atenderão todos os nossos laboratórios de gastronomia”, destacou Vitor.

O diretor lembrou ainda que esse é só o começo de uma transformação que o Senac está passando. “Vamos entregar esse ano ainda mais 23 salas de aula em um anexo na nossa unidade de Taguatinga. Entregaremos também, até o final de outubro, nossa nova sede administrativa e temos um calendário cheio de entrega de novos produtos e equipamentos para outras áreas, como a de saúde”, enfatizou. O Superintendente do Pátio Brasil, Augusto Brandão, agradeceu a parceria. “O Pátio é muito mais que um centro empresarial. Queremos participar da vida de Brasília. Estamos felizes com essa parceria. Contem com a gente, muito obrigado pela oportunidade”, salientou.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do DF, Jael Antonio da Silva, também esteve presente e falou sobre a inauguração do espaço. “O mais interessante é o ineditismo do local, fazendo uma culinária dentro de um shopping que circulam muitas pessoas, o que pode ser um grande atrativo para melhorar a qualificação no nosso setor que anda muito carente de mão de obra especializada. O Senac, nesse sentido, tem um trabalho muito importante. Com isso, os empresários têm muito a ganhar”, concluiu Jael.

Os professores da instituição também prestigiaram a inauguração do espaço. O Instrutor de gastronomia do Senac-DF, Joseny Juvito, está na instituição há mais de 17 anos. Ele conta que o novo espaço é fantástico e atenderá os anseios dos alunos. Ainda segundo ele, essa novidade, aliada aos novos materiais, trará um ganho profissional para todo o DF. A professora Iracema Santana, com mais de 20 anos de casa, também falou sobre a alegria desse novo momento na instituição. “É muito bom podermos vivenciar um momento como esse, depois de tanta luta e empenho. Todos os professores estão muito felizes e honrados em poder atender os nossos alunos com muita capacidade para que eles possam entrar no mercado de trabalho preparados”, salientou.

Na inauguração, os alunos dos cursos de gastronomia do Senac ofertaram pratos e drinks realizados por eles. Os estudantes de sushiman, por exemplo, fizeram alguns pratos da culinária japonesa: Uramaki Zush e Kappamaki. Já o curso de cozinheiro disponibilizou Acarajé. A turma de padeiro fez o preparo de mini pães, pães doces e biscoitos variados. Atualmente, o Senac-DF conta com diversos cursos no segmento de gastronomia, como: bartender, boas práticas para serviço de alimentação, pizzaiolo, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, cozinha básica, salgadeiro, padeiro, confeiteiro, sushiman, técnicas de produção de pães caseiros e artesanais, técnicas de biscoitos finos e técnicas de petisco e comida de boteco.

As aulas são ofertadas nas unidades de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (903 Sul, SCS); em Taguatinga, nas Ações Móveis, e agora no Pátio Brasil. Para saber mais sobre os cursos, inscrições e notícias do Senac-DF, acesse: www.df.senac.br.

Da Assessoria de Comunicação do Senac-DF
Daniel Alcântara